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Revista do NUFEN

 ISSN 2175-2591

VIEIRA, Emanuel Meireles. Sobre a proposta de conhecimento presente na teoria Rogeriana, ou da sabedoria residente na ignorância. []. , 1, 2, pp.4-19. ISSN 2175-2591.

^lpt^aEste artigo tem como objetivo situar a teoria rogeriana no âmbito das propostas epistemológicas modernas de conhecimento. Para tanto, recorre às reflexões realizadas por Figueiredo em torno da invenção do fenômeno psicológico na modernidade. Tal invenção se deu, segundo Figueiredo, calcada na idéia de uma razão que explica a subjetividade. Isto se expressa através da criação de um saber independente com pretensões científicas. O trabalho discorda, contudo, de Figueiredo quando este não reconhece a Psicologia Humanista como uma perspectiva dotada de proposta epistemológica. Argumenta-se a favor da valorização de uma forma de conhecer o mundo que não passa pelo crivo da razão moderna, mas sim pela sensação de certeza e busca incessante de conhecimento, a partir da sabedoria organísmica daquele que conhece. Esta sabedoria se daria por uma via de desconhecimento por parte do pesquisador em relação a seu objeto de investigação, pois se considera que a subjetividade não pode ser totalmente capturada pela razão.^len^aThis research has as objective to place Carl Rogers's theory on the scope of the epistemological projetct of the modern knowledge. For this, it refers to reflexions developed by Figueiredo about the invention of modern psychological phenomenon. This invention has happened, according to Figueiredo, based on the idea of a reason that explains the subjectivity. It is expressed by the creation of an independent knowledge with scientific intentions. The research, however, disagree with Figueiredo when he does not recognize the Humanistic Psychology as a perspective that has a epistemological proposition. It argues about the recovery of a way to know the world that does not have the sieve of the modern reason, but the orgnanismic wisdom from the one who knows. This wisdom would happen thorough an unknowing way from the researcher about his investigation object, because it is considered that subjectivity can not be totally captured by reason.

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