8 1 
Home Page  


Revista do NUFEN

 ISSN 2175-2591

PIMENTEL, Adelma. Grupos existenciais para conscientização de homens. []. , 8, 1, pp.55-75. ISSN 2175-2591.

^lpt^aEste artigo apresenta uma intervenção clínica chamada de Grupo Existencial inspirada na fenomenologia gestáltica, obra de cooperação científica entre o Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas e o Núcleo Especializado de Atenção ao Homem, ligado a Defensoria Pública do Pará. O grupo foi composto por 10 participantes objetivando oferecer a homens entre 31 e 70 anos um espaço e um tempo privado para a expansão consciente do contato. Foram realizadas 10 sessões com abordagem das contribuições de cada um para o acontecimento violento, entre elas modos do casal realizar escolhas; tomar decisões e atitudes; modo de falar e silenciar, impor a vontade; estigmas e estereótipos sobre identidade, subjetivação e sociabilidade de homens e mulheres. Entre os resultados ocorreram redução dos atrasos, das desconfianças e dos ânimos negativos dos participantes, e reflexões sobre diferenças entre os controles para subjetividade exercidos por homens e mulheres. Concluindo: o grupo existencial ofereceu experiências de autocontato, de conscientização crítica e de escuta sem julgamentos. Os vínculos entre participantes e equipe favoreceram a expressão de emoções íntimas. Para os resultados das vivencias serem consolidados é necessário flollow-up do casal.^len^aThis paper presents a clinical intervention called Existential Group inspired by the gestalt phenomenology, work of scientific cooperation between the Center for Phenomenological Research and the Specialized Center of Attention to man, on the Public Defense of Pará. The group was composed of 10 participants aiming to provide men between 31 and 70 years a space and a private time for the conscious expansion of contact. 10 sessions were made addressing the contributions of each to the violent event, including ways of the couple make choices; make decisions and attitudes; way of speaking and silence, impose the will; stigmas and stereotypes of identity, subjectivity and sociability of men and women. Among the results occurred reduction of delays, of mistrust and of negative mood of the participants, and reflections on differences between the controls for subjectivity made by men and women. In conclusion, the group offered existential self-contact experiences, awareness and critical listening without judgment. The bond between participants and staff favored the expression of intimate emotions. For the results of the experiences, being consolidated is necessary follow-up of the couple.^les^aEl seguinte artículo presenta una intervención clínica llamada “Grupo Existencial” inspirada enlafenomenologíagestáltica, trabajo de cooperación científica entre el Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas y el Núcleo Especializado de Atenção ao Homem, vinculado a la Defensoria Pública do Pará. El grupo estaba integrado por 10 participantes, conel objetivo de ofrecer a hombres de 31 a 70 años de edad, unespacio y untiempo privado para laexpansión consciente de contacto consigo mismo Se realizaron 10 sesiones, enfocadas enlascontribuciones de cada uno para el evento violento, algunas de estas fueron: los modos de parejas para realizar elecciones, tomar decisiones y actitudes; los modos de hablar y estar en silencio, de imponerlavoluntad y los estigmas y estereotipos sobre laidentidad, subjetividad y sociabilidad; de hombres y mujeres. Entre los resultados, sucedido lareducción de los atrasos, de ladesconfianza y del estado de ánimo negativo de los participantes; también se dieron reflexiones sobre las diferencias entre los controles de la subjetividade, ejercidos por hombres y mujeres. Enconclusión: El “Grupo Existencial”ofrecióexprencias de autocontacto, de concientización crítica y de escuchasinjuzgar. Los vínculos entre los participantes y los integrantes del grupo, favorecierónlaexpresión de las emociones íntimas. Para que los resultados de las vivencias sean consolidados, es necesarioflollow-upe lapareja.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License