10 2 
Home Page  


Revista do NUFEN

 ISSN 2175-2591

ANTONY, Sheila    ALMEIDA, Ediléia Menezes de. Vítimas de violência sexual intrafamiliar: uma abordagem gestáltica. []. , 10, 2, pp.184-201. ISSN 2175-2591.  https://doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n02ensaio41.

O artigo aborda a violência sexual intrafamiliar contra crianças à luz da Gestalt- Terapia, enfocando a transmissão transgeracional do ciclo abusivo, a partir da experiência clínica. A violência ocorrida na geração presente é figura emergente de um fundo com histórias de maus-tratos, negligências, exclusões, no qual o abuso é sintoma de um sistema disfuncional. Situações traumáticas deixam uma gestalt aberta que leva à compulsão de repetição, base do processo de transmissão transgeracional. A criança vitimizada vem descortinar segredos familiares, denunciar a fragilidade dos vínculos íntimos da família, de papéis invertidos, pais não comprometidos com o cuidado, o amor e a proteção da criança. Há um universo familiar a ser conhecido, uma dor familiar a ser trazida à consciência, para que deixe de ecoar na mente dos futuros membros familiares. A tarefa do terapeuta é desvelar o segredo instituído sobre os assuntos inacabados da família que são perpetuados de geração a geração.

: Violência Sexual; Crianças; Gestalt-Terapia.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License