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TransFormações em Psicologia (Online)

 ISSN 2176-106X

     

 

Artigos originais

 

A dimensão subjetiva da desigualdade social: um estudo sobre a dimensão subjetiva da vivência da desigualdade social na cidade de São Paulo.

 

Leda Souza do Nascimento1, Maria Renata Menezes Sarubbi2, Paula Pimenta de Souza3

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

 


Resumo

Este artigo apresenta uma das etapas do estudo sobre a dimensão subjetiva da desigualdade social na cidade de São Paulo, que foi realizada em uma região com o segundo pior índice de exclusão. Visa contribuir com os estudos deste fenômeno, ampliando o espaço da temática da desigualdade no âmbito da Psicologia. A pesquisa, iniciada em 2006 por alunos e professores da PUCSP, é realizada na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica. Para identificar e analisar a dimensão subjetiva presente no fenômeno social da desigualdade, foram realizadas entrevistas com grupos de homens e mulheres, escolhidos em diferentes regiões da cidade de São Paulo, caracterizadas como de maior ou menor desigualdade, conforme o Atlas da Exclusão Social elaborado por Pochmann e Amorim (2003). O estudo já permite afirmar que a desigualdade social tem sido caracterizada também por aspectos subjetivos, que dizem das diferentes maneiras das pessoas se sentirem inseridas em São Paulo.

Palavras chave: Desigualdade Social; Subjetividade; Psicologia Sócio-Histórica.


Abstracts

This article presents one of the stages of the study about the subjective dimension of the social difference in São Paulo city, that was made in the region with the second worst index of exclusion. This article aims to contribute to studies of this phenomenon, broadening the scope of the issue of inequality in the Psychology. The field research, started in 2006 by students and professors of the PUCSP, is performed in view of the Socio-Historical Psychology. To identify and analyze the subjective dimension of this phenomenon in social dissimilarity, interviews were conducted with groups of men and women, chosen in different regions of São Paulo, characterized as more or less inequality by the Atlas of Social Exclusion prepared by Pochmann and Amorim (2003). The makes it possible r suggest that social inequality has also been characterized by subjective aspects, which concern the different ways for people to feel included in São Paulo.

Keywords: Social Dissimilarity; Subjectivity, Social-Historical Psychology.


 

 

A presente pesquisa, realizada como Iniciação Científica, teve como objetivo caracterizar o aspecto subjetivo que acompanha e constitui o fenômeno da desigualdade social. Pretendeu-se investigar como as pessoas se sentem, se vêem, se identificam; quais sentimentos acompanham vivências desiguais; quais os projetos de vida, as perspectivas de futuro, em síntese, verificar quais as construções subjetivas que acompanham e fazem parte do fenômeno social da desigualdade.

O Brasil é um país marcado pela enorme concentração de renda em que poucos detêm muito e muitos detêm pouco, havendo assim, um abismo entre riqueza e pobreza. A pesquisa nacional por amostra de domicílios – PNAD, em 2007, mostrou que os 10% da população ocupada com os mais baixos rendimentos detiveram 1,1% do total dos rendimentos de trabalho, enquanto os 10% com os maiores rendimentos recebiam 43,2%, demonstrando a concentração de rendimento que ainda perdura em nosso país. A cidade de São Paulo sendo o maior centro produtor de riquezas foi o local escolhido para o desenvolvimento da pesquisa, na medida em que a desigualdade brasileira toma, nesta cidade, cores fortes.

Desigualdade é uma palavra pouco precisa, pois pode designar qualquer hierarquização de diferenças. Aqui, utiliza-se o termo desigualdade social para designar a situação social hierarquizada a partir da diferença na apropriação da riqueza produzida coletivamente no país e suas conseqüências sociais, como diferença de acesso aos bens culturais e aos serviços e diferenças no atendimento aos direitos sociais, como cidadãos.

Este estudo tem como perspectiva teórica a Psicologia Sócio-Histórica. Nesta concepção o homem, a partir de seu nascimento, começa a se constituir como sujeito ativo, social e histórico à medida que é capaz de transformar seu ambiente – que é social e cultural – e, na medida em que transforma o mundo, é por ele transformado. É a partir dessa atividade de transformação do mundo que a subjetividade do homem é constituída e constantemente transformada. Homem e mundo relacionam-se permanentemente e neste processo ambos se transformam. A Psicologia Sócio-Histórica entende, portanto, que objetividade e subjetividade são dimensões de um mesmo e único processo.

Objetivou-se, portanto, na pesquisa, caracterizar do ponto de vista da psicologia, a dimensão subjetiva da desigualdade social. Este artigo relata parte desta investigação. Buscou-se com a realização de grupos, onde se conversou sobre a vida na cidade de São Paulo, elementos de sentido que pudessem caracterizar a dimensão subjetiva da vivência da desigualdade social. Como organizadores das falas e a partir delas utilizamos as categorias: relato de experiências de vida; explicação da desigualdade social, descrição da desigualdade social, expressão de sentimentos e projetos de futuro.

Estudos referentes às condições de vida desiguais já foram realizados no Brasil, no âmbito da Sociologia e da Economia, a exemplo de Medeiros (2005), Pochmann e Amorim (2003), Martins (1997) e outros. Entretanto, a Psicologia pouco tem contribuído para este tipo de estudo, sendo assim, nosso intuito resgatar questões referentes à subjetividade que acompanha e caracteriza as situações de desigualdade. Sentimentos, imagens, idéias, valores, emoções, são alguns dos registros simbólicos que se configuram a partir das vivências de desigualdade por parte dos moradores da cidade.

Partiu-se do pressuposto de que, a partir do relato de moradores, das experiências por eles vividas na cidade de São Paulo, é possível apreender elementos descritivos do mundo psicológico e que estes dados podem dar visibilidade a uma dimensão da realidade que tem ficado ocultada: a dimensão subjetiva.

Habitantes da cidade de São Paulo foram entrevistados em grupo, separados homens e mulheres. A separação de homens e mulheres foi feita por considerarmos que as mulheres têm diferentes tarefas e funções na família e "conversam" sobre diferentes assuntos. A discussão foi feita a partir do roteiro – fruto da primeira parte dessa pesquisa desenvolvida em agosto de 2006 – o qual estimulava conversas sobre a vida na cidade, as dificuldades e facilidades, as diferenças sociais entre os habitantes, buscando-se sempre estimular o relato de vivências pessoais, capazes de trazer elementos que revelassem a maneira como essas pessoas vivem e significam a desigualdade social que caracteriza as relações na cidade.

Partiu-se do Atlas da Exclusão Social (Pochmann e Amorim, 2003) para se compreender como os habitantes de São Paulo se distribuem no espaço da cidade em termos de acesso à riqueza produzida e acesso aos bens e serviços. Os bairros da cidade são divididos, pelos autores do Atlas da Exclusão Social, em quatro grandes categorias, representadas por cores que indicam diferentes índices crescentes de Exclusão Social: verde, amarelo, laranja e vermelho.

Cabe esclarecer que, a primeira parte desta pesquisa, cujo início foi em Agosto de 2006, coletou dados a partir de entrevistas com homens e mulheres habitantes de São Miguel Paulista, bairro pertencente à região de cor vermelha, ou seja, maior índice de exclusão social.

A parte da pesquisa que será relatada neste artigo deu continuidade ao trabalho iniciado em 2006, trazendo a investigação realizada em um bairro de cor laranja. A contribuição dada ao trabalho por esta etapa foi a realização de entrevistas em grupo no bairro Freguesia do Ó, detentor do segundo maior índice de desigualdade social (cor laranja no Atlas).

O presente artigo apresenta os dados e a análise desta etapa da pesquisa, ou seja, a etapa da investigação no bairro da Freguesia do Ó, onde dois grupos, um de homens e outro de mulheres, conversaram sobre a vivência na cidade de São Paulo, permitindo um estudo sobre a dimensão subjetiva da desigualdade social.

Inicialmente faremos algumas considerações teóricas, apresentando os fundamentos da pesquisa; posteriormente apresentaremos a metodologia e os procedimentos, para então, apresentarmos os dados e a discussão feita sobre eles.

 

Considerações Teóricas

1. A desigualdade social

distribuição da renda no Brasil é uma das mais desiguais no mundo. Segundo Medeiros (2005) uma grande massa homogênea de famílias brasileiras possui baixos rendimentos, enquanto que uma reduzida elite rica, que abrange apenas 10% da população, detém 45% da renda. Por conta disso, a história recente do Brasil é marcada pela persistência de elevados níveis de desigualdade social. Muitos aspectos podem ser apresentados para configurar esta desigualdade. Medeiros (2005) apresenta dados pouco usuais que a caracterizam de forma interessante, dando visibilidade a aspectos pouco conhecidos da desigualdade social. Diz-nos Medeiros:

(...) muito da riqueza no Brasil pode ser explicado quando a existência de desigualdades nos rendimentos do trabalho e na distribuição de aposentadorias e pensões é considerada (...) As demais fontes de renda são mais importantes para diferenciar os muito ricos do que para posicionar uma família no estrato dos ricos (...) Aposentadorias e Pensões, são de extrema importância porque permitem inferências sobre o papel que o Estado brasileiro tem na reprodução das desigualdades sociais, já que o sistema previdenciário responde pela maior parte dos gastos sociais no país e é regulamentado por uma legislação de caráter igualitarista. (p.25)

Há duas vezes mais aposentados e pensionistas entre os ricos, o que tem uma relação com o perfil distributivo do sistema previdenciário como um todo. Isto amplia ainda mais a desigualdade econômica brasileira, embora esta não seja a única causa (Medeiros, 2005).

Ainda segundo Medeiros (2005), diversos estudos foram realizados no Brasil apontando a existência do racismo e sua pesquisa confirmou a existência de discriminação de raça e gênero, no que se refere à remuneração das pessoas. Este seria mais um elemento associado a uma estrutura social hierárquica, que associa elementos econômicos a outros que contribuiriam para justificar a manutenção da desigualdade.

O autor também demonstrou que, ao contrário do que se acredita, o baixo índice de escolaridade e a quantidade de pessoas em uma família não são fatores determinantes da desigualdade, pois "mesmo se todos os trabalhadores brasileiros possuíssem educação de nível superior, o movimento de pessoas do estrato não-rico ao estrato rico seria extremamente reduzido" (p. 28).

Medeiros (2005) Concluiu que:

não são os rendimentos médios de ocupações mais bem remuneradas, mas sim a posição nos segmentos superiores da distribuição de rendimentos de cada ocupação o que melhor explicam as remunerações elevadas dos trabalhadores ricos, os trabalhadores ricos fazem parte das elites de suas ocupações. (p. 29)

Vê-se assim, a partir das análises do autor, que a estrutura brasileira é extremamente hierarquizada, e para romper tal hierarquia se faz necessário mudanças muito mais profundas do que aquelas "que estão ao alcance das políticas convencionais, como as de assistência social, educação ou mercado de trabalho, etc." (Medeiros, 2005, p.31)

Embora Medeiros (2005) tenha trabalhado com dados referentes à renda e, portanto retratado apenas questões de cunho econômico, ele reconhece a existência de "outras dimensões tão ou mais importantes das desigualdades sociais que não devem ser subestimadas." (p.30)

Desigualdade social e exclusão, estudadas e analisadas a partir de considerações como essas de Medeiros, ou outras, vindas da sociologia (Scalon, 2004; Reis 2000; Martins, 1997) são processos que têm sido estudados no Brasil, dada a importância para compreensão da situação nacional.

Entretanto, esta situação carrega consigo experiências individuais e relações sociais que merecem ser estudadas em seus aspectos vivenciais. A forma como as pessoas significam sua inserção em uma sociedade desigual é um importante fator a ser considerado no campo da Psicologia. O estudo da dimensão subjetiva da desigualdade se torna imperativo.

2. A Subjetividade e a constituição do mundo psicológico

Acredita-se que a subjetividade do homem – o que determina seu modo de pensar, agir, trabalhar- não se trata de uma instância predeterminada, mas de uma produção psíquica singular construída permanentemente na sua vida cotidiana e também possível de ser captada nessa mesma vida.

A capacidade de registro simbólico, conquistada pelos humanos no decorrer de seu desenvolvimento como espécie, possibilitou que os homens, ao atuarem sobre o mundo na busca de satisfação de suas necessidades, fossem internalizando aspectos da realidade construindo elementos de vivência subjetiva. São imagens, significados, emoções, formas de expressão que se configuram psicologicamente e permitem ao sujeito se pôr no mundo, organizando sua conduta, seus pensamentos e sentimentos. Segundo Bock & Gonçalves (2005):

Quando falamos de nossas emoções e afetos, de nossos pensamentos e projetos, de nossos valores e julgamentos, estamos falando de um mundo de símbolos, imagens e registros que se forma em nós e permite saber quem somos, ser reconhecidos e nos transformarmos. Estamos falando de um mundo singular e idiossincrático, Estamos falando de um mundo de registros a partir de vivências. Ninguém duvidaria de que estamos falando do mundo psicológico. (p. 112)

Esse mundo psicológico, na perspectiva sócio-histórica, é constituído em uma relação, dialética, complexa e processual, com a realidade objetiva, material e social. A partir de Vigotski (2001), trabalha-se com essa noção, entendendo que a atividade do indivíduo é, ao mesmo tempo, objetiva e subjetiva, em um processo que parte do social para o individual e que se realiza no espaço intersubjetivo.

A Psicologia Sócio-Histórica vai propor, então, a partir de Vigotski, que se estudem os fenômenos psicológicos como resultado de um processo de constituição social do indivíduo, em que o plano intersubjetivo, das relações, é convertido, no processo de desenvolvimento, em uma plano intrasubjetivo. Assim, a subjetividade é constituída através de mediações sociais. (Gonçalves, 2001, p.50)

Para a Psicologia Sócio–Histórica "... a expressão psíquica humana suplanta o arcabouço biológico do indivíduo e passa a constituir um campo que, na falta de uma definição mais rigorosa, chamamos de subjetividade." (Furtado, 2001, p. 75)

Segundo González-Rey (2004), Vigotski representa

psique humana como um sistema complexo e integrado a partir de sua representação de ‘sistemas e sentidos’, definição que nos remete a uma nova ordem, a subjetividade. Nessa nova ordem a definição de sentido não se produz por qualquer influência externa ao sistema psíquico, e sim como resultado de um processo que tem lugar em um nível psíquico, dentro do qual toda influência externa atua através das possibilidades geradoras de sentido da subjetividade em seu momento atual. Essa definição da psique, com efeito, conduz a uma visão diferente sobre a ação do social sobre a psique, visão que rompe com a dicotomia social/individualidade. (p. 50-51)

Em outras palavras a Psicologia Sócio-Histórica entende que a psique é uma produção singular do sujeito, que se constitui a partir das condições de vida social do indivíduo. Desta maneira, busca-se superar as concepções naturalizantes sobre o mundo psicológico, uma vez que não há subjetividade inerente e apriorística. Não se adota a visão de fenômeno psicológico como algo interno ao homem que recebe influência do meio social e que muitas vezes se contrapõe a interesses naturais do humano. O mundo psicológico se organiza a partir das vivências dos sujeitos. Estas são o conjunto de atividades e relações que ao serem exercidas pelos sujeitos se organizam e se estruturam como conteúdos singulares. Subjetividade e objetividade se constituem uma à outra sem se confundirem. O mundo psicológico é um mundo em relação dialética com o mundo social.

De acordo com Furtado (2001) para Psicologia Sócio–Histórica as peculiaridades do humano "devem ser buscadas na conformação sócio-histórica da atividade vital, relacionada ao trabalho social, ao uso de ferramentas e ao aparecimento da linguagem." (p.77)

A linguagem, assim como a atividade, também é um fator essencial no processo de constituição da consciência. É por meio dela que "gravamos" conteúdos na memória, o que nos permite designar objetos, mesmo quando eles estão ausentes, a linguagem inaugura o mundo interno das idéias, possibilitando o processo de abstração e generalização. (Furtado, 2001)

Segundo Bock & Gonçalves (2005):

De acordo com a concepção Sócio-Histórica, a subjetividade é constituída em relação dialética com a objetividade e tem caráter histórico. Isso quer dizer que é na materialidade social que se encontra a gênese das experiências humanas que se convertem em aspectos psicológicos; quer dizer ainda que as experiências individuais e subjetivas são possíveis apenas a partir das relações sociais e do espaço da intersubjetividade, e que estes têm existência e determinação material e histórica; por fim, quer dizer que a subjetividade não esta predefinida em cada indivíduo nem se constitui de processos ou estruturas universais da humanidade . Ao contrário constitui-se nessas condições e que esta sempre em processo, uma vez que decorre de situações concretas que incluem, necessariamente, as atividades objetivas e subjetivas do indivíduo. (p. 113-114)

Quando se visa estudar a dimensão subjetiva da desigualdade social, se está fazendo referência aos aspectos da subjetividade que se constituem, para os sujeitos, quando a vivência social é de desigualdade de acesso aos bens materiais e culturais e quando as relações são hierarquizadas pelo poder ou possibilidades deste acesso. Um mundo tão desigual está possibilitando quais subjetividades?

3. A dimensão subjetiva da desigualdade social

A noção de dimensão subjetiva permite trabalhar com os fenômenos sociais na mesma perspectiva apontada acima. Ou seja, é possível reconhecer nos fenômenos sociais a presença de sujeitos e subjetividades, constituídas dialeticamente na relação com a objetividade social.

Quando falamos de subjetividade, estamos referindo-nos ao fato de que o processo de construção do mundo objetivo tem uma dimensão simbólica (...) [uma] configuração – que nunca fica pronta - do processo de transformação do mundo, no âmbito do sujeito. (...) No entanto, esses registros [simbólicos], além de estarem no campo da subjetividade do sujeito, também estão no campo coletivo, pois se objetivam como leis, valores, regras, significados, ideologias, teorias, ciência e discursos. Assim, toda a realidade social tem uma dimensão subjetiva. (Bock e Gonçalves, 2005, p 121)

Alguns autores da Psicologia Social têm desenvolvido investigações e têm elaborado conceituações que caminham na direção de apontar aquilo que, na Psicologia Sócio-Histórica, se reconhece como aspectos da dimensão subjetiva de fenômenos sociais. Nessa direção, Sawaia (2002), por meio da discussão da dialética exclusão-inclusão e do sofrimento ético-político contribui diretamente para a compreensão dos aspectos subjetivos da desigualdade social.

Para Sawaia (2002), "a sociedade exclui para incluir" e este fato é decorrente da desigualdade social, uma vez que todos estão incluídos em algum "lugar", mesmo que seja inadequado do ponto de vista ético e econômico.

De acordo com Sawaia (2002), para a psicologia, a concepção dialética exclusão/inclusão não está relacionada à adaptação, à normatização e à culpabilização individual e sim a mecanismos psicológicos de coação. Por ser um processo dialético complexo, a exclusão "só existe em relação à inclusão como parte constitutiva dela." (p. 09)

Ao se estudar a desigualdade social e a "exclusão" decorrente dela, é preciso levar em conta os aspectos afetivos daquele que é "excluído", pois segundo Sawaia (2002) é preciso:

Superar a concepção de que a preocupação do pobre é unicamente a sobrevivência e que não tem justificativa trabalhar a emoção quando se passa fome. Epistemologicamente, significa colocar no centro das reflexões sobre exclusão, a idéia de humanidade e como temática o sujeito e a maneira como se relaciona com o social (família, trabalho, lazer e sociedade), de forma que ao falar de exclusão, fala-se de desejo, temporalidade e de afetividade, ao mesmo tempo que de poder, de economia e de direitos sociais. (p. 98)

Para Sawaia (2002), quando compreendemos que a exclusão implica em sofrimento, recuperamos o indivíduo que está perdido nas análises econômicas e políticas, pois, é ele quem sofre embora "esse sofrimento não tenha gênese nele, e sim em intersubjetividades delineadas socialmente", por isto a necessidade de se estudar a exclusão pelo viés da afetividade, e ao mesmo tempo, refletir sobre o cuidado que o Estado tem com seus cidadãos. (p. 99)

Dessa forma, Sawaia indica, com sua reflexão, um caminho profícuo para que a Psicologia possa contribuir com a compreensão da desigualdade social.

ambém a discussão da articulação entre a subjetividade individual e a subjetividade social, desenvolvida por González-Rey (2004) traz elementos que permitem avançar nessa compreensão. Tomando-se as contribuições epistemológicas da Psicologia Sócio-Histórica e, neste sentido, buscando construir a análise sem que se estabeleça uma dicotomia entre o sujeito /subjetividade e o mundo social, pode-se recorrer à noção de sentido desenvolvida por Gonzalez Rey (2004), que se apresenta como recurso para a compreensão da articulação indivíduo-sociedade:

A produção individual de sentido tem sua gênese no encontro singular de um sujeito com a experiência social concreta. Esse encontro se produz em várias dimensões: o sujeito vivencia e se representa em nível consciente vários elementos da experiência e associados a ela, sobre os quais nos pode falar, elementos que podem ou não ser portadores de sentido. Por sua vez, o sujeito experimenta emoções que não consegue explicar e sobre as quais, às vezes, nem tem consciência. Ambos os níveis de expressão de sentido subjetivo de experiência integram em uma unidade indissolúvel a história do sujeito e o contexto social da experiência subjetivada, provocando formas diferentes de conduta, emoções e representações que acompanham a posição do sujeito diante da situação." (p.51)

A categoria sentido nos possibilita pesquisar a experiência da desigualdade social, escapando do entendimento de que o que vamos receber no discurso seja uma resposta à situação ou um reflexo dela. Nesta pesquisa utilizamos o conceito de sentido subjetivo, tal como apresentado por Gonzalez-Rey (2004), considerando que é o conceito que nos permitirá a análise da dimensão subjetiva das vivências sociais da desigualdade, pois, o sentido subjetivo permite que consideremos os significados das experiências e as emoções que as acompanham.

Nossa intenção é, a partir do acesso aos sentidos dos sujeitos, que só é possível, como coloca González Rey (2005), pelo esforço construtivo interpretativo do pesquisador, de um conjunto amplo de sujeitos, apresentar conceitos que sejam descritivos e compreensivos da experiência da desigualdade social. A desigualdade está tomada aqui, então, como um fenômeno social que caracteriza nossa vivência em sociedade e que possui uma dimensão, que aqui denominamos dimensão subjetiva e que se refere a um conjunto de experiências psicológicas do sujeito. O conjunto destas expressões de sentido nos permitirá indicar aspectos que compõem estas vivências: são significados, emoções, imagens, conceitos que se estruturam de modo a dar, à experiência, um significado pessoal e que no coletivo, compõe a dimensão subjetiva da desigualdade social.

 

Metodologia

Esta pesquisa, de iniciação científica, teve início em agosto de 2006 e trata-se de um projeto mais amplo que prevê a investigação em bairros representativos de todos os níveis de exclusão social apresentados por Pochmann e Amorim (2003), no Atlas da Exclusão Social. Como foi esclarecido na Introdução, apresenta-se aqui uma parte dos resultados, referentes a sujeitos moradores de um bairro representativo do segundo pior nível de exclusão ("bairro laranja")4. O instrumento de coleta de dados (fixado na primeira etapa da pesquisa) buscou acesso aos sentidos subjetivos, de sujeitos que vivem na cidade de São Paulo, pelas falas provocadas e realizadas em grupo sobre vivências e conceitos que se relacionassem à desigualdade social. Trabalhamos com dois grupos de sujeitos, com idade entre 25 e 50 anos, divididos por sexo e moradores do bairro da Freguesia do Ó.

A idade foi estabelecida considerando-se que um sujeito adulto teria uma vivência maior da vida na cidade e uma capacidade também maior de relatá-la. A divisão de homens e mulheres foi decidida supondo-se que as tarefas, atividades e inserções dos homens e das mulheres, em nossa sociedade, têm sido distintas e, na medida em que a conversa era sobre a vida cotidiana das pessoas, considerou-se importante separar homens e mulheres. Além disto, imaginava-se que os homens e as mulheres têm diferentes formas de estarem em grupo e de se relacionarem. As disponibilidades de horários, dadas as rotinas, também foi um aspecto considerado. Foram suposições que permitiram que se estabelecesse a organização dos grupos e a solicitação à pessoa que nos ajudou a formar os grupos no bairro.

Os grupos foram formados espontaneamente, a partir de convite feito por uma pessoa que nos foi indicada por outros grupos que fazem pesquisa e trabalhos no bairro. Esta, por sua vez, marcou o dia e horário e convidou pessoas no bairro.

Nós comparecemos no dia e horário marcados e trabalhamos com as pessoas que responderam positivamente o convite.

O grupo de mulheres contou com oito participantes e o de homens com sete. Para a conversa com os grupos utilizamos um roteiro com a finalidade de estimular e direcionar o diálogo, enriquecendo assim a discussão sobre o tema da nossa pesquisa.

Os participantes foram previamente esclarecidos acerca dos objetivos da pesquisa e informados de que poderiam desistir de participar do grupo a qualquer momento, sendo assim, todos assinaram o termo de consentimento.

Após o esclarecimento e a assinatura, os participantes receberam um mapa da cidade de São Paulo, retirado da publicação de Pochmann e Amorim (2003) onde os bairros apareciam coloridos nas quatro cores que designavam os índices de exclusão. Era, então, explicado o mapa e oferecida a oportunidade de os participantes localizarem o seu bairro. Após esta introdução, começávamos a conversa, pedindo a eles que falassem da vida na cidade de São Paulo, esta cidade marcada pela desigualdade social. O roteiro nos permitia garantir que falassem das dificuldades e facilidades na cidade; das experiências cotidianas, especialmente de eventuais vivências de situações de desigualdade social, da existência de situações de humilhação. Também se buscava garantir algumas discussões conceituais: como surge a desigualdade social entre as pessoas na cidade, do que estamos falando quando falamos de desigualdade social. O projeto de futuro vinha como questão final, quando era solicitado que falassem sobre suas perspectivas de vida futura.

Três pesquisadores-estudantes trabalharam em cada grupo: um na coordenação, outro no registro e outro na ajuda ao coordenador para garantir os itens do roteiro. Além disto, uma pesquisadora-professora acompanhou o grupo. Uma taquigrafa também esteve presente fazendo os registros para posterior transcrição na íntegra das falas.

Através da análise das falas destes grupos pode-se observar que as pessoas descreviam aspectos da vivência da desigualdade, explicavam o que acreditavam ser causa e/ou conseqüência de tais vivências, relatavam suas experiências individuais e coletivas da desigualdade social, mostravam seus sentimentos e emoções diante disso e traziam seus sonhos e projetos de futuro. Isso permitiu a organização das falas das mulheres e dos homens em cinco categorias de sentido. Essas categorias foram: Relato de Experiências (falas referentes a experiências vividas pelos sujeitos no cotidiano da vida na cidade); Descrição da Desigualdade Social (aspectos/situações/ características/ elementos de desigualdade social mencionados pelos sujeitos para descrever a desigualdade); Explicação para Desigualdade Social (aspectos utilizados para explicar a existência da desigualdade); Expressão de Sentimento (sentimentos relativos às vivências da desigualdade e às situações de vida relatadas) e Projetos de Futuro (perspectivas para o futuro mencionadas pelos sujeitos).

A categorização das falas foi realizada pelo grupo de pesquisadores, após a leitura integral das transcrições por todos. As cinco categorias foram as mesmas da etapa anterior da pesquisa e se mostraram adequadas também nesta etapa. Apesar de não serem categorias construídas a priori, o roteiro provavelmente direcionou e estimulou falas nestas direções.

Após a categorização dos dados, quando alocamos trechos das falas em cada uma destas categorias, fizemos a análise e síntese de cada uma delas para os grupos em separado: mulheres e homens; isto permitiu a análise das falas de cada grupo. A seguir, foi feita a comparação entre os grupos.

Cabe destacar que após alocarmos os trechos das falas, o que era feito individualmente, por cada pesquisador, fez-se o que denominamos de conferência, em busca do consenso, ou seja, verificávamos se todos os pesquisadores haviam categorizado da mesma forma. Nas divergências fazia-se uma análise mais cuidadosa do trecho, até que se produzisse o consenso a respeito de qual categoria era mais adequada para representar cada fala.

Para categorizar os trechos das falas, destacava-se nelas, negritando palavras ou frases que indicassem ênfase (por repetição ou destaque), ou aspecto principal da fala (assunto ou objeto do qual se falava naquele trecho) ou ainda algum aspecto da fala que chamasse atenção de alguma forma. Este exercício permitiu a categorização. Feito isto e a conferência (consenso da categorização) fez-se sínteses para cada categoria, indicando de forma descritiva os elementos que a compunham. Somente depois desta etapa se fez a análise, finalizando cada grupo. A etapa final foi a comparação entre os grupos.

Os dados apresentados aqui são os que compuseram a síntese descritiva das categorias e a comparação entre os grupos de homens e mulheres. Posteriormente se traz elementos da análise.

 

Resultados

Alguns traços marcantes nas falas diferenciam os discursos dos dois grupos, o de homens e o de mulheres. Os homens apresentaram um discurso mais pautado nas hierarquizadas relações de trabalho patrão/empregado; na desigualdade social como conseqüência de um sistema econômico injusto; no esforço pessoal e luta coletiva como alternativas na mudança de vida, apesar das muitas frustrações e do sentimento de impotência diante das não realizações.

As mulheres discutiram mais as relações familiares e junto à comunidade; apresentaram relatos de resistência e dificuldade na instalação no bairro e na criação dos filhos; mesmo diante de tantos problemas mostram-se orgulhosas por terem conseguido criar seus filhos diante da difícil condição de vida e conseguido "estudá-los"; muitas também alcançaram o ensino superior; por fim possuem uma concepção moral e contraditória de desigualdade, crêem por um lado que todos são iguais e por outro sentem-se inferiorizadas, ao se colocarem do lado dos "desiguais", dos que não têm.

1. Resultados por categorias

Síntese da categoria Relato de Experiência: Ao falar sobre a vivência da desigualdade as mulheres expressam as dificuldades que tiveram para criar seus filhos, dificuldades estas decorrentes da pobreza e do analfabetismo, acentuadas no caso de filho com deficiência.

Nos relatos femininos, o bairro aparece como local de dificuldades, sendo que para as mulheres a relação com os vizinhos é bastante significativa na "luta" contra a precariedade do bairro. Elas expressam orgulho por terem lutado coletivamente pela melhoria do bairro, entretanto, pudemos concluir, que quando utilizam o termo "luta" seu significado é de resistência às más condições de vida na Freguesia do Ó, uma vez que reconhecem que só ficaram no bairro por falta de opção e não pelo desejo de transformar a realidade social do local. As melhorias ocorridas no bairro são decorrentes da implantação de políticas públicas, que no discurso delas não aparece associada às suas ações.

V.- Então há 17 anos atrás, ela está falando a verdade (...) quem chegou aqui na época que eu cheguei sabe aqui não existia alvenaria. (...) nós teríamos que carregar água lá de cima para sustentar os nossos filhos, por causa da dificuldade que eu falei de sair do aluguel, a água, a luz entendeu? (...) e aí foi que foi mudando as coisas, nós, os primeiros moradores, porque vocês vêem esse bairro aqui hoje, mas poucos ficaram, poucos não é, poucos não é C.? Poucos ficaram. Só ficou quem realmente eu falo por mim, eu fiquei porque eu não tinha para onde ir. L. – (...) isso aqui foi conseguido às custas de muita luta, muitas e muitas vidas, eu como trabalhava aqui nessa época, estou por daqui desde 1989, 1990, (...) eu subia o morro, seis e meia da manhã para dar aula (...) então eu acompanhei desde a fundação disso aqui, a luta e a dificuldade que vocês tiveram para esse bairro ser o que é hoje.

Quando falam mais amplamente da cidade ressaltam as relações marcadas pelo preconceito contra os pobres. Os homens, por outro lado, ao relatar experiências de desigualdade, privilegiam os relatos sobre trabalho, onde aparece a relação patrão/empregado como sendo uma relação ora entre iguais (como no caso do patrão que come junto com seus empregados), e ora entre desiguais (como no caso do patrão cujos funcionários da obra jamais o viram).

Eles constatam o fato de trabalharem muito e não melhorarem de vida; relatam o esforço que fazem no trabalho cotidiano e o fracasso pelos sonhos não realizados.

Al. – "Deixa eu te falar. Mesmo te conhecendo eu acho difícil porque, eu trabalho ali na Rua Vergueiro ali perto da Estação São Joaquim do Metrô, então ali nós estamos construindo dois prédios de 26 andares cada prédio, alto padrão, então a gente costuma discutir entre os funcionários todos nós que estamos trabalhando ali há tanto tempo e nunca viu o patrão, então aquele prédio ali é de uma classe tão alta que a gente, é como um falou aqui, se um dia um parar aqui chamam a policia pra nós e nós se matemos ali da fundação até chegar lá nos 26 andares, o cara não pode chegar lá e ficar parado na frente alguns minutos."

Assim como as mulheres, eles também relataram experiências de terem sofrido preconceito por serem pobres e perceberem o bairro como o local de relações de amizade e convivência familiar.

Síntese da categoria descrição da desigualdade social: As mulheres percebem a desigualdade a partir da existência de diferenças, tais como: racial, econômica, de oportunidade, de origem, de instrução e de classe. Elas reconhecem a existência deste fenômeno, mas insistem em uma visão naturalizada de igualdade, o que se pode constatar na frase a seguir: "...eu acho que não deveria existir esse tipo de desigualdade não é? Porque todo mundo é igual...".Elas absolutizam a igualdade entre as pessoas, encarando-a como um dado natural e analisam a desigualdade como algo que foge à regra do que é natural. Em algumas falas igualam desigualdade e pobreza. As diferenças naturalizadas acabam sendo postas como condição e o que pedem é o direito a essa diferença, até mesmo no direito de serem respeitadas como pobres.

S. -E você tem também como você falou desigualdade social, não é muita desigualdade social, aqui é difícil vê aquele que tem um monte de dinheiro, aqui é quase todo mundo mais igual na parte de grana, mas você sai um pouco e aí você vê aquele que tem aquele monte e você fala "nossa aquele cara tem tanto eu aqui com tão pouco, precisando terminar o meu banheiro e eu não tenho dinheiro, e ele com tanto e ele não me dá... V.- É assim que nós pensamos a desigualdade social existe, mas, nós mesmos temos que, não vamos dizer que vamos tirar, mas vamos tentar quebrar fazendo a nossa parte... R. -Não sei, eu acho que não deveria existir esse tipo de desigualdade não é, porque todo mundo é igual, não é só porque uma pessoa tem problema que o amiguinho vá debochar dele não é..." L. -Deixa eu só comparar isso, só fazer uma comparação do que vocês estão falando, pelo menos é assim, nós moramos em periferia em bairros pobres e que há dentro desse espaço chamado periferia a periferia da periferia.

Os homens ao descrever a desigualdade social assinalam a diferença entre riqueza e pobreza, a hierarquia social e relações de poder. Eles percebem que há diferenças de linguagem e na ocupação dos espaços da cidade pelas diferentes classes sociais e ainda que a possibilidade de acesso aos bens sociais é diferente para cada classe social.

I- Os pobres e os miseráveis, os ricos e os pobres convivem pouco, os espaços são be'm delimitados nos espaços dos ricos os pobres entram só muito superficialmente (...) os pobres eles são bastante confinados lá nos seus guetos, na minha opinião, a convivência ela é pacifica justamente por isso porque há estratégia de "a quanto mais isolado o pobre melhor para os ricos", até em relação a trabalho tudo o contato dos pobres com os ricos são poucos" M. –Porque até pra entrar numa empresa você tem que ter um cartucho lá dentro não é, ter um conhecimento é difícil conseguir sem ter. Ad. – E o cartucho é pro filho do faxineiro? Não. O cartucho vai ser sempre pro filho do diretor, pro filho do presidente, o filho de não sei o quem.

Quando os homens tratam da questão do esforço individual, está presente a contradição, pois, embora não acreditem que seja possível superar sua condição precária de vida, por meio do esforço pessoal, eles falam da necessidade de se esforçarem.

M. – Pra mim ser rico é um cara mais

O discurso masculino é mais elaborado do ponto de vista da descrição da sociedade desigual que o feminino, pois é mais estruturado; entretanto, a contradição se evidência, pois o esforço individual não os tira da precariedade, mas eles são guiados pelo esforço cotidiano, de manterem-se no trabalho, na "luta" cotidiana. Diante disso, o fracasso é para eles decorrente da falta de esforço, ou seja, mesmo reconhecendo o esforço que fazem se responsabilizam ou se culpam quando "não conseguem".

Síntese da categoria explicação para desigualdade social: Para explicar a desigualdade, as mulheres falam da pobreza e da falta de "coisas", sendo que esta falta as insere em um lugar social, que ao ver delas é o lugar desigual, havendo, portanto, um lugar de iguais de onde elas são excluídas. Assim, devido ao fato de "não terem", as pessoas (os iguais) se afastam delas. Desta maneira, o preconceito que afasta os "iguais" (ricos) dos "desiguais" (pobres) é entendido como uma causa da desigualdade social.

V.-Porque o rico tem muito e quanto mais tem mais ele mais ele se afasta do pobre, o rico quanto mais ele tem mais longe do pobre ele vai querer ficar, o pobre é o contrário entre aspas, ele vai conseguindo, ele vai querer se associar à classe social média, e vai esquecendo também daqueles que estão a sua volta.

A saída proposta para superar a desigualdade é a luta para ter as coisas, uma vez que ao adquirir coisas elas conseguiriam passar para o lado dos iguais. Como se pode perceber elas exploram pouco os determinantes da desigualdade, mantendo-se no campo da naturalização do fenômeno.

V.-Então queira ou não a gente, nós mesmos causamos a desigualdade social, (...) mas se a gente mesma não quebrar esse elo que há nessa desigualdade você vai ficar sempre lutando, sempre lutando.

Os homens têm explicações mais elaboradas que as mulheres sobre a desigualdade. Eles falam sobre um conjunto de fatores produtores da desigualdade, tais como: a falta de esforço pessoal, o conflito entre classes atravessado pelo egoísmo e pela inveja, a falta de escolarização, a herança social adquirida, o sistema social que produz essa situação de desigualdade e a ausência de oportunidades para ascender socialmente.

I. – Eu discordo frontalmente do que o M. falou que (pobre) é preguiçoso, que às vezes a pessoa não se esforça, então cada pessoa ela vem de um ambiente e às vezes ela tem mais resistência e consegue um espaço, mas a própria estória de vida dessas pessoas não permitiu ela ter essa resistência de superar essa fronteira e conquistar um espaço. Ad. – Então é aquele negócio a desigualdade social não ta tão relacionada a finanças e sim a educação, se os menos favorecidos tivessem melhor ensino melhor educação com certeza esse quadro não seria esse seria totalmente diferente até mesmo o relacionamento do rico com o pobre seria diferente.

Síntese da categoria sentimentos: ficaram evidentes no relato das mulheres dois sentimentos: o orgulho e a humilhação. Elas sentem orgulho por terem resistido, "lutado" contra as más condições de vida e permanecido no bairro até que a situação melhora-se. A humilhação é decorrente do preconceito sofrido pelo fato de serem pobres.

L.- Eu tenho orgulho de vocês, aonde eu for, em qualquer lugar Brasil do mundo, do mundo não vou, mas em qualquer lugar do Brasil eu conto a historia de vocês que é uma coisa assim, que o mundo inteiro tem que conhecer a historia de luta, então nada aqui veio de graça, dali a pouco veio à rua chamada Rua do Mutirão que foi aberta no braço. F. - Eu me senti muito mal, porque eu me senti rejeitando, era como se eu estivesse rejeitando, ...

É importante ressaltar que o sentimento de humilhação implica em intenso sofrimento, como se pode perceber na fala de uma das mulheres: "Lamentável, triste, porque a pobreza é muito triste, ser pobre é muito difícil ser pobre, o mundo não respeita, inclusive muitas pessoas não gostam de pobre..."

Os homens, bem como as mulheres, expressaram sentimentos de humilhação e constrangimento ao relatarem fatos da vida cotidiana, o que também neles desencadeia um processo de sofrimento. Entretanto, eles elaboram melhor esta questão ao falarem sobre aspectos do trabalho e percebem que seus direitos de cidadãos foram desrespeitados.

R. – Aqui nós muitas vezes somos humilhados muito, em termos de região, aqui a nossa região somos muito humilhados até pelos próprios órgãos públicos, se você corre atrás do seu benefício em meio popular e às vezes não somos atendidos, valorizados ou mesmo os dados não são passados pra gente. (...) Então, por isso que nós às vezes sofre muita essa disciplina essa desigualdade social, não sei qual o arranjo que vai ser feito isso ai, mas a parte que eu colo mais é essa parte que sempre nós sofremos e sempre vai sofrer. Na parte racial também isso nós sofremos, ... I. – Mas têm muitas situações difíceis, por exemplo, uma das coisas que me constrangia pra caramba, quantos dos alunos mais próximos de mim, quantos meninos e meninas dizia eu me sinto humilhado porque não tenho roupa pra vim pra escola.

Síntese da categoria projetos de futuro: As mulheres vêem no estudo uma oportunidade de melhorar de vida; no plano coletivo elas têm projetos de melhoria para o bairro, como forma de apagar as marcas da pobreza e se aproximarem dos "iguais".

V. -eu quero entrar na pedagogia eu não quero entrar na pedagogia por emoção por achar uma profissão linda, maravilhosa. Não. Eu quero entrar na pedagogia pra mostrar para as crianças que nós mesmos temos que vencer a desigualdade social. R. – Pra gente aqui pra melhorar mais teria que ter Posto de Saúde. M. – Uma farmácia e um açougue que não tem fica ruim pra gente mesmo que mora nessa área.

Os homens ao falarem sobre projetos de futuro retomam a questão do esforço pessoal, embora questionem a estrutura social de classes; desta maneira, esforço pessoal e luta coletiva se mesclam como possibilidades de mudança da situação em que se encontram.

I. -Que as pessoas consigam se rebelar consigam ter o mínimo de condições pra se expressar, porque as nossas famílias as nossas instituições não permitem que a pessoa se manifestem, é uma repressão muito grande, então o que eu puder fazer para que as pessoas possam se manifestar ter oportunidade de vida, principalmente da integridade física que nós vemos muito na infância e na adolescência é repressão física mesmo. R. -Então esse é o propósito nosso, também da minha parte profissional hoje a gente trabalha em prol do social e melhorar ai o sistema mesmo até das áreas periféricas não é, para todo mundo não se tornar uma classe média não é e nem alta, mas pelo menos todo mundo social todo mundo uma igualdade só.

2. Síntese dos dados

Os pesquisadores não enfatizaram e nem mesmo realizaram a análise a partir do recorte de gênero. No entanto, as falas mostraram que homens e mulheres abordam de maneira distinta as questões do cotidiano e da desigualdade. Aqui, a preocupação dos pesquisadores é compor um conjunto de dados, de homens e mulheres, que fale da desigualdade social, não havendo intenção de analisar as diferenças. As diferenças aparecem e estão designadas separadamente, mas o recurso metodológico de separar os grupos não teve esta finalidade, a não ser a de facilitar a "conversa" entre os sujeitos.

Homens e Mulheres têm muitos pontos em comum nas suas explicações e concepções da desigualdade, mas os homens enfatizam as situações de opressão no trabalho e as relações patrão/empregado, enquanto as mulheres enfatizam o cuidado com os filhos e a família.

As mulheres expressam afeto em seus relatos: agradecem à outra pela ajuda, se confraternizam, lembram de dificuldades que passaram e, algumas vezes, fazem disto motivo de riso por algo que já passou. Os homens parecem manter mais presente o sofrimento que tem origem no trabalho que se mantém ainda penoso e com pouco retorno para a melhoria da qualidade de vida. Sentem-se dedicados e esforçados, mas sem ver melhoria na vida. Essa situação é explicada de forma contraditória, ora por falta do esforço, ora por uma estrutura social injusta.

As mulheres apresentam uma leitura mais simplificada da realidade, pois acreditam na igualdade como condição natural e vêem a desigualdade como um desvio do que é certo. Acabam fazendo uma análise naturalizadora e moral da desigualdade social. Os homens já sofisticam mais suas análises atribuindo a desigualdade a um sistema injusto. Vêem relação entre a desigualdade social e a forma como a sociedade se organiza. Dentre os fatores que apontam aparece, no entanto, o esforço pessoal.

As realidades cotidianas dos dois grupos são diferentes: os homens estão mais fora de casa e do bairro para o trabalho; as mulheres estão mais nos cuidados da família e da casa e, quando trabalham, estão próximas da casa, circulando menos que os homens pela cidade. São qualidades diferentes das percepções. São realidades diferentes que produzem sentidos diferentes.

As mulheres, que vêem a desigualdade como desvio do que é natural, buscam merecer a igualdade. O esforço cotidiano lhes aparece como dedicação necessária.

Os homens que vêem a desigualdade como fruto de uma estrutura social desigual, buscam a luta coletiva para mudar a vida, mas vivem muitas frustrações nesta busca. Mesmo quando apresentam a questão do esforço pessoal trazem isto como frustração permanente. À frustração soma-se a humilhação e sentimento de impotência e incompetência.

 

Discussão dos resultados

O Brasil é país campeão em desigualdade social. Como já apresentado, o PNAD -Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2007, mostrou que os 10% da população ocupada com os mais baixos rendimentos detiveram 1,1% do total dos rendimentos de trabalho, enquanto os 10% com os maiores rendimentos recebiam 43,2%, demonstrando a concentração de rendimento que ainda perdura em nosso país. Esta realidade social acaba por ser fruto da própria dinâmica de funcionamento do sistema capitalista que se movimenta excluindo e re-incluindo pessoas no mercado de trabalho. A questão é que esta re-inclusão tem sido precária e tem levado as pessoas a permanecerem em situação econômica caracterizada pelo não acesso ao poder, aos bens públicos e à riqueza produzida no país. São formas de inclusão subumanas que comprometem a dignidade; há carência de serviços básicos que garantem direitos; tudo isto é acompanhado de sentimentos de humilhação; as pessoas são vítimas de preconceito, dada a condição em que se inserem. Esta realidade tem caracterizado o fenômeno da desigualdade social.

Por outro lado, como também já afirmado a subjetividade é construída a partir da relação dialética entre indivíduo- sociedade:

nesse sentido, as leis que regem a sociedade e o homem não são naturais, mas históricas; não são alheias aos homens porque são resultado de sua ação sobre a realidade (trabalhos e relações sociais); mas são leis objetivas, porque estão na realidade material do trabalho e das relações sociais; entretanto, essa objetividade inclui a subjetividade porque é produzida por sujeitos concretos, que são, ao mesmo tempo, constituídos social e historicamente. (Bock, 2003, p. 88)

Desta maneira, as relações sociais, que no caso da cidade de São Paulo, são atravessadas pela desigualdade social, influem na constituição da subjetividade das pessoas. Pudemos captar no relato de nossos sujeitos que, ao naturalizarem a desigualdade, eles se posicionam no lugar social dos "desiguais", não percebendo a exclusão como um processo decorrente da estrutura social desigual de nosso país. Por este motivo eles se consideram desviantes e atribuem a si próprias a responsabilidade de superar a pobreza, via esforço individual.

Também está presente na fala a questão do esforço individual, uma vez que eles relatam se esforçarem muito e mesmo assim não conseguirem mudar de vida, o que implica grande sofrimento, pois esta tentativa de ascensão social via esforço individual, é sempre frustrante. Isto pode ser explicado pelo fato de o próprio indivíduo ser culpabilizado por sua condição, o que faz com que a exclusão seja naturalizada, vista como inerente ao funcionamento social e não como um processo que possibilita a manutenção do sistema. Entretanto, parte dos sujeitos conseguem avançar um pouco nesta questão, ao perceberem a desigualdade como fruto de uma estrutura social desigual, o que traz à tona a contradição, uma vez que, apesar de constatarem a existência da estrutura social desigual, eles continuam vendo no esforço pessoal a possibilidade de mudança da situação em que se encontram. Fica a questão acerca do modo como a realidade por eles vivida possibilita a construção de outras respostas.

Para Martins (1997):

O capitalismo na verdade desenraiza e brutaliza a todos, exclui a todos. Na sociedade capitalista essa é uma regra estruturante: todos nós, em vários momentos de nossa vida, e de diferentes modos, dolorosos ou não, fomos desenraizados e excluídos. A sociedade capitalista desenraiza, exclui, para incluir, incluir de outro modo, segundo suas próprias regras, segundo sua própria lógica. O problema está justamente nessa inclusão (...) o período da passagem do momento da exclusão para o momento da inclusão está se transformando num modo de vida, está se tornando mais do que um período transitório. (p. 32-33)

O fenômeno da desigualdade social produz diferentes subjetividades. A relação de cada pessoa entrevistada com a cidade de São Paulo, aliada às condições de vida de cada uma delas, que são históricas, materiais e culturais, resulta em diferentes percepções da realidade social e do fenômeno da desigualdade na cidade de São Paulo. Segundo González-Rey (2004) isso nos permite "entender a psique não como uma resposta, nem como um reflexo do objetivo, e sim como uma produção de um sujeito que se organiza unicamente em suas condições de vida social, mas que não é um efeito linear de nenhuma dessas condições..." (p. 53)

Assim, a acentuada desigualdade brasileira implica na produção de subjetividades que se constituem na comparação e na desvalorização. Os sujeitos da Freguesia do Ó se sentem os desiguais. Isto porque, embora a maior parte das famílias brasileiras possuam baixos rendimentos, não têm acesso adequado aos bens e serviços da sociedade e apenas uma pequena elite ocupe o topo da hierarquia social, os moradores da Freguesia do Ó, que têm a concepção de igualdade como um valor moral, ao tomarem consciência de sua posição hierárquica inferior, passam a se sentirem excluídos e desvalorizados. Parece que, para eles, são eles os desiguais.

Há um sentimento de isolamento, que implica no que Sawaia (2002) denomina de sofrimento-ético político. "O sofrimento é a dor submetida à fome e à opressão e pode não ser sentido como dor por todos. É experimentado como dor, na opinião de Heller (1979), apenas por quem vive a situação de exclusão..." (p. 102). Este caráter marca os sentimentos trazidos nos relatos desses sujeitos em relação à desigualdade social, como foi constatado na fala dos moradores da Freguesia do Ó.

Talvez seja esse aspecto que marque tão fortemente a experiência dessas pessoas no lugar em que vivem, percebido por elas como o lugar dos excluídos, dos pobres, dos que têm menos. Difícil para eles, portanto, conceberem projetos de enfrentamento diante dessa situação de desigualdade, fragilidade e humilhação.

Todos, entretanto, mostram a necessidade de continuarem se esforçando para manterem-se nas lutas do cotidiano.

Estes são alguns indicadores subjetivos que puderam ser apreendidos a respeito da vivência da desigualdade social na cidade de São Paulo, a partir das pessoas habitantes de um mesmo bairro, Freguesia do Ó, um dos bairros que representa o segundo maior nível de exclusão social.

Pretende-se dar continuidade a este estudo de forma a completar a pesquisa com a percepção da desigualdade nesta cidade pelos habitantes das regiões de melhor qualidade de vida e menos exclusão social. Será que nesses outros grupos os sentimentos despertados diante da desigualdade serão semelhantes ao dos moradores da Freguesia do Ó? Ou será que talvez eles nem se dão conta, de fato, da desigualdade presente na cidade em que habitam? Isso é o que se pretende estudar a seguir. Assim se estará construindo uma caracterização das diferentes subjetividades que estão sendo constituídas numa cidade marcada pelo diferente acesso à riqueza.

O estudo já permite afirmar, entretanto, que a desigualdade social tem sido caracterizada também por aspectos subjetivos que ganham visibilidade com a pesquisa e que dizem das diferentes maneiras das pessoas se sentirem inseridas na cidade de São Paulo e na vida cotidiana.

 

Considerações Finais

Este estudo tem permitido um olhar sobre o fenômeno da desigualdade social numa dimensão pouco estudada: a dimensão subjetiva. Imagens, sentimentos, emoções, idéias, experiências de vida, projetos de futuro - apreendidos no discurso das pessoas foram capazes de revelar quais os aspectos psicológicos que estão presentes na vivência da desigualdade social por moradores de um bairro de elevada exclusão social na cidade de São Paulo. Pode-se perceber como as desiguais condições de vida na cidade - que passam pelo social, cultural e material – atravessam a vivência cotidiana de um determinado grupo de pessoas e contribuem na constituição de cada pessoa como sujeito. Sentir-se humilhado, inferiorizado, visto pela sociedade como cidadão que carrega os "sinais da pobreza"; acreditar no esforço pessoal como a grande possibilidade de mudança de vida e, ao mesmo tempo, desacreditar de que tal esforço gere mudanças são sentidos que marcaram os discursos. Isso nos tem permitido trazer, aos estudos da desigualdade social no Brasil, a visibilidade da dimensão subjetiva, enriquecendo a compreensão deste fenômeno.

 

Referências

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1 Graduação em Psicologia, endereço eletrônico: ledasnasc@hotmail.com
2 Graduação em Psicologia, endereço eletrônico: mariarenatasarubbi@yahoo.com.br
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Graduação em Psicologia, endereço eletrônico: paulapimentas@hotmail.com
4A pesquisadora responsável é a Profa. Dra. Ana Mercês Bahia Bock e as pesquisadoras colaboradoras são: Profa. Dra. Brônia Liebesny; Profa. Elisa Zaneratto Rosa e Profa. Dra. Maria da Graça M. Gonçalves. Outro grupo de alunos da Graduação de Psicologia, além dos autores deste texto, trabalhou nesta pesquisa em sua primeira etapa, cujos dados foram coletados em São Miguel Paulista. A etapa da pesquisa aqui relatada, contou com a colaboração de seis alunos bolsistas: Aline L. Barreto, , Maria Renata M. Sarubbi, Paula Pimenta de Souza, Leda Souza do Nascimento e Tales F. Mistura do curso de Psicologia da PUCSP e Ana Carolina Campos Gerbim do curso de Ciências Sociais na mesma Universidade.