3 1Etiology and Treatment of Cocaine Addictive Disorder 
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TransFormações em Psicologia (Online)

 ISSN 2176-106X

DOMICIANO, João Felipe Guimarães de Macedo Sales    RODRIGUES, Rafael. Entre o gozo e a rememoração: sobre a (im)possibilidade de se tecer uma memória na contemporaneidade. []. , 3, 1, pp.00-00. ISSN 2176-106X.

^lpt^aO presente artigo visa a caracterização das condições de (im)possibilidade e especificidades de uma memória constituída no cerne de uma ordem social como a contemporânea. Valendo-nos de um diagnóstico que entende a economia libidinal própria de uma sociedade de consumo como estruturada em prol de modalidades de gozo patentemente perversas, com implicações no próprio modo de se experienciar o tempo, traçamos, em um primeiro momento, a relação entre as especificidades da configuração do laço social contemporâneo e a impossibilidade de tessitura de uma memória. Entendendo tal conceito na articulação da experiência benjaminiana com os processos da rememoração como delineado pela psicanálise, realizamos ao fim alguns comentários sobre a pretensa memória presente numa "atração" televisiva. Termina-se por mostrar como essa memória objetivada realiza a exclusão do sujeito que dela participa pela sua configuração enquanto imagem interessada que apenas possibilita uma distensão da fugaz experiência própria à posição de telespectador.^len^aThis article aims to characterize the conditions of (im)possibility and specificities of a memory constituted in the core of a social order as the contemporary. Making use of a diagnosis that considers the proper libidinal economy of a consumption society as structured in favor of forms of enjoyment patently perverse, with implications for the very way of experiencing time, we delineate, at first, the relationship between the specificities of the configuration of contemporary social bond and the impossibility of setting up a memory. Understanding this concept in a articulation of the Benjamin's "experience" and the processes of remembering as outlined by psychoanalysis, we weave, at least, some comments on the alleged memory present in a television’s "show". It ends up by showing how this objectified memory performs the deletion of the subject who participates in it by its setting as an interested image that only allows a distension of the fleeting experience of the position of viewer.

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