6 1 
Home Page  


Revista EPOS

 ISSN 2178-700X

GRUNHAGEN, Sara    MARTINS, Luiz Paulo Leitão. A crítica da história como genealogia e a criação literária: análise de uma proposta de Saramago a partir de Deleuze. []. , 6, 1, pp.87-104. ISSN 2178-700X.

^lpt^aNeste artigo, buscaremos analisar a proposta de José Saramago de realizar uma crítica da história em seus romances e articular essa análise com a noção de crítica em Gilles Deleuze, entendida aqui como genealogia. Num primeiro momento, investigaremos como Deleuze compreende a atividade crítica no interior de uma genealogia dos valores e do sentido a partir de sua leitura de Nietzsche. Em seguida, abordaremos o ensaio "História e ficção", de Saramago, para entender como ele concebe uma crítica da história em sua escrita. Se, para Saramago, recuperar a história é reivindicá-la e se permitir contar criticamente outra história possível, a atividade genealógica da crítica, para Deleuze, consiste em identificar a relação de forças presente nesse contexto, movimento que, acreditamos, também se dá na obra do escritor português. Entre a história e a ficção, a escrita literária surge como ato criativo do pensamento e forma de resistência. O que poderia ter sido, assim, busca indicar o que pode devir.^len^aThis paper aims to analyze José Saramago’s proposal of making a critique of history in his novels and to relate this analysis to Gilles Deleuze’s notion of critique, understood here as a genealogy. First, we will investigate how Deleuze understands the critique activity within a genealogy of values and sense from his reading of Nietzsche. Then, we will examine the essay "History and fiction", by Saramago, in order to understand how he conceives a critique of history in his writing. On the one hand, to Saramago addressing history is to claim it and allow oneself to tell critically another possible history. On the other hand, the genealogic activity of critique to Deleuze consists of identifying the relation of forces in such context, an approach that we believe to be present in the Portuguese writer’s work. Between history and fiction, the creative writing appears as a creative act of thought and a way of resistance. Therefore, what could have been aims to indicate the possible becoming.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License