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Estudos Interdisciplinares em Psicologia

 ISSN 2236-6407

LIMA, Thatiana Helena de; CUNHA, Neide de Brito; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos    MOGNON, Jocemara Ferreira. Desenvolvimento visomotor e uso de jogos eletrônicos em crianças do ensino fundamental. []. , 1, 2, pp.202-215. ISSN 2236-6407.

^lpt^aEste estudo investiga as possíveis relações entre a maturidade percepto-motora e o uso de jogos eletrônicos, assim como possíveis diferenças entre as variáveis sexo e idade. Participaram 148 crianças do ensino fundamental, de uma instituição pública do interior do Estado de São Paulo, sendo 54,1% do sexo masculino e 45,9% do sexo feminino. Os estudantes frequentavam da 2ª a 4ª série. Foram aplicados de forma coletiva, o Teste de Bender (B-SPG) e um questionário para avaliar os padrões de uso dos jogos eletrônicos. Os resultados indicaram que os meninos utilizavam mais tempo nos jogos eletrônicos. Houve correlações positivas entre a utilização dos jogos e as pontuações no teste Bender, indicando que as crianças que mais jogavam podiam ter maiores dificuldades visomotoras. Não foram encontradas diferenças significativas para o sexo, já para a idade conforme houve avanço, menor foi a pontuação.^len^aThis study investigates the relationships between the perceptual-motor maturity and the use of electronic games, as well the differences between gender and age. 148 children of elementary school participated, of a public institution from Brazil, with 54.1% males and 45.9% female. Students were attending the 2nd to 4th grade. The tests were applied in a collective way, the Bender Test (B-SPG) and a questionnaire to assess the standards of use of electronic games. The results indicated that boys spent more time on electronic games. There was significant correlation between the use of games and the scores of Bender, indicating that children who played more could have more visomotor difficulties. To Bender test no significant differences were found for sex, but to age there have been advances lower was the score.^les^aEste estudio investiga las relaciones entre la maduración perceptivo-motora y el uso de juegos electrónicos, así como las posibles diferencias entre el género y la edad. Participaron 148 niños que asistían a la escuela primaria, una institución pública en el estado de São Paulo-Brasil. El 54,1% eran varones y 45,9% mujeres que del 2º al 4º grado. Se aplicaron de forma colectiva, el Bender (B-SPG) y un cuestionario para evaluar los patrones de uso de juegos electrónicos. Los resultados indicaron que los niños pasaban más tiempo en los juegos electrónicos. Hubo correlaciones positivas y significativas entre el uso de juegos y los resultados del test Bender, lo que indica que los niños que jugaban más podrían tener mayores dificultades visomotoras. No se encontraron diferencias significativas por sexo, en cuanto a la edad de acuerdo con el avance, menor fue la puntuación.

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