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Analytica: Revista de Psicanálise

 ISSN 2316-5197

FREIRE, Ana Beatriz    LIMA, Fernanda Mara da Silva. A voz em Daniel Paul Schreber, Louis Wolfson e James Joyce. []. , 10, 19, pp.1-20. ISSN 2316-5197.

^lpt^aEste artigo apresenta a particularidade da voz como causa e efeito do sujeito, sendo um objeto que resta das operações lógicas de constituição do sujeito. No entanto, é possível que a extração de objeto não se efetive, deixando o sujeito demasiadamente próximo a ele. Também aborda a constituição do sujeito a partir das primeiras marcas de gozo no corpo do infans. Trata-se de lalangue, que, não por acaso, é dita materna. A partir da proposição de que a homofonia é o modo pelo qual, por meio do fonema, articulam-se letra e voz com a destituição do sentido, será apresentado o testemunho do trabalho com a homofonia por parte de três escritores: Daniel Paul Schreber, Louis Wolfson e James Joyce. A hipótese defendida é de que um certo saber-fazer com lalangue possibilitaria ao sujeito a modulação do objeto voz, não extraído.^len^aThis article presents the particularity of the voice as the subject's cause and effect, being an object that remains from the logical operations of the subject's constitution. However, it is possible that object extraction does not take place, leaving the subject too close to him. It also addresses the constitution of the subject from the first marks of jouissance on the infans' body. It is lalangue, which, not by chance, is said to be maternal. From the proposition that homophony is the way in which, through the phoneme, letter and voice are articulated with the destitution of meaning, the testimony of the work with homophony by three writers will be presented: Daniel Paul Schreber, Louis Wolfson and James Joyce. The hypothesis defended is that a certain know-how with lalangue would enable the subject to modulate the voice object, not extracted.^lfr^aCet article présente la particularité de l'objet voix, à la fois cause et effet du sujet, étant le reste des opérations logiques de la constitution du sujet. Néanmoins, il est possible que l'extraction d'objet n'aie pas lieu, laissant le sujet trop près de lui. De plus, la constitution du sujet est ici abordée à partir des premières marques de jouissance dans le corps de l'infans. Il s'agit de lalangue, qui, non par hasard, est dite maternelle. Partant de la proposition que l'homophonie est la manière dont, par le phonème, la lettre et la voix s'articulent à la destitution du sens, le témoignage du travail avec l'homophonie sera présenté à partir de l'œuvre de trois écrivains : Daniel Schreber, Louis Wolfson et James Joyce. L'hypothèse soutenue est qu'un certain savoir-faire avec lalangue permettrait au sujet d'effectuer la modulation de l'objet voix, non extrait.^les^aEste trabajo presenta la particularidad de la voz en cuanto causa y efecto del sujeto, resultando como objeto remaneciente de las operaciones lógicas de la constitución del sujeto. Sin embargo, es posible que la extracción del objeto no tenga efecto, dejando al sujeto demasiadamente cercano a él. Además, aborda la constitución del sujeto de las primeras marcas de gozo en el cuerpo del infans. Se trata de lalangue, que, no por casualidad, se dice materna. De la propuesta de que la homofonía es la manera por la cual, a través del fonema, se articulan letra y voz con la destitución del sentido, se presentará testimonio del trabajo con la homofonía por parte de tres escritores: Daniel Paul Schreber, Louis Wolfson y James Joyce. La hipótesis defendida es la que un cierto saber hacer con lalangue permitiría al sujeto la modulación del objeto voz, no extraído.

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