11 20 
Home Page  


Analytica: Revista de Psicanálise

 ISSN 2316-5197

RABELO, Fabiano Chagas    MARTINS, Karla Patrícia Holanda. O infamiliar, a literatura fantástica e a teoria psicanalítica da angústia. []. , 11, 20, pp.1-24. ISSN 2316-5197.

^lpt^aInspirado na premissa de que a definição do fenômeno do infamiliar (Das Unheimliche) preparou a transição da primeira para a segunda teoria freudiana da angústia, o presente artigo interroga a conexão entre esses dois momentos de conceituação e a importância da referência à literatura fantástica para a sua articulação final. Defende-se que o comentário freudiano do conto de E. T. A. Hoffmann busca isolar na ficção literária as vias por meio das quais o infamiliar é evocado no leitor. Relaciona-se daí a eclosão desse sentimento a uma forma específica de modulação da angústia: originalmente um processo automático e inespecífico, a angústia se torna um sinal de ameaça à integridade narcísica do Eu. Essa mudança é um dos fatores que leva à proposição da segunda tópica. Posteriormente, as categorias freudianas de angústia e infamiliar participam da definição da literatura fantástica no campo da teoria literária, contribuindo para a sua distinção de outros territórios literários próximos, como a literatura de terror, de suspense e policial. Ao final, sugere-se que a problematização dos avatares da angústia na literatura fantástica pode contribuir para o desenvolvimento da investigação metapsicológica do infamiliar.^len^aInspired by the premise that the uncanny (Unheimliche) prepared the transition from the first to the second freudian theory of anguish, this article questions the connection between these two conceptual moments, emphasizing the importance of referring to fantastic literature for its final articulation. It is argued that the Freudian commentary on the short story by E. T. A. Hoffmann seeks to isolate in literary fiction the ways in which the uncanny is evoked in the reader. Thus, the outbreak of this feeling is related to a specific form of modulation of anguish: originally an automatic and unspecified process, the anguish becomes a sign of threat to the narcissistic integrity of the Self. This change entails a broader reconfiguration, which culminates in formulation of the second topic. After this, the categories of anguish and uncanny participate in the definition of fantastic literature in the field of literary theory, contributing to its distinction from other nearby literary territories, as the terror and suspense literature. In the end, it is suggested that the problematization of anguish avatars in the literature may contribute to a more accurate metapsychological description of the uncanny.^lfr^aInspiré par la prémisse que l'inquiétante (Unheimliche) a préparé le passage de la première à la seconde théorie freudienne de l'angoisse, cet article questionne le lien entre ces deux moments conceptuels, en soulignant l'importance de se référer à la littérature fantastique pour son articulation finale. On soutient que le commentaire freudien sur la nouvelle de E. T. A. Hoffmann cherche à isoler dans la fiction littéraire les manières dont l'inquiétante est évoqué chez le lecteur. Par la suite, l'éclatement de ce sentiment est lié à une forme spécifique de modulation de l'angoisse: à l'origine un processus automatique et non spécifié, l'angoisse devient alors un signe de menace pour l'intégrité narcissique du Moi. Ce changement entraîne une reconfiguration plus large, qui aboutit à formulation du deuxième thopique. Par la suite, les catégories freudiennes d'angoisse et d'inquiétante participent à la définition de la littérature fantastique dans le champ de la théorie littéraire, contribuant à sa distinction avec d'autres territoires littéraires voisins, tels que la littérature d'horreur et de suspense. En fin de compte, il est suggéré que la problématisation des avatars l'angoisse dans la littérature peut contribuer à une description métapsychologique plus précise du sentiment du l'inquiétante.^les^aInspirado en la premisa de que el ominoso preparó la transición de la primera a la segunda teoría freudiana de la angustia, este artículo cuestiona la conexión entre estos dos momentos conceptuales, enfatizando la importancia de referirse a la literatura fantástica para su articulación final. Se argumenta que el comentario freudiano sobre el cuento de E. T. A. Hoffmann busca aislar en la ficción literaria las formas en que lo ominoso es evocado en el lector. Posteriormente, la emergencia de este sentimiento se relaciona con una forma específica de modulación de la angustia: originalmente un proceso automático e indeterminado, la angustia se convierte en un signo de amenaza a la integridad narcisista del Yo. Este cambio produce una reconfiguración más amplia, que culmina en la formulación del segunda tópica. Posteriormente, las categorías de angustia y omisoso participan en la definición de literatura fantástica en el campo de la teoría literaria, contribuyendo a su distinción con otros territorios literarios cercanos, como la literatura de terror y suspenso. Al final, se sugiere que la problematización de los avatares de ansiedad en la literatura puede contribuir a una descripción metapsicológica más precisa del sentimiento del familiar.

: .

        · | | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License