SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Um sherlock autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Psicol. clin. v.18 n.2 Rio de Janeiro  2006

 

Teses de Doutorado 2006.1

 

Vergonha: a revelação da catástrofe narcísica – para uma compreensão da clínica contemporânea

 

 

Cid Merlino Fernandes

 

 

A histeria foi usada como modelo para expressar uma forma de sofrimento psíquico típica do final do século XIX. Esta tese se propõe justificar que a melancolia é o quadro mais adequado para traduzir a forma de padecimento psíquico atual. Para demonstração da pertinência desta proposta, o afeto da vergonha é destacado e analisado. O problema narcísico articulado ao desenvolvimento deste afeto e sua particularidade na melancolia são mencionados como pontos de aproximação com os ruídos clínicos atuais e com uma forma própria do homem de hoje lidar com a idéia de não se bastar e precisar do outro.

 

BANCA:

Ana Maria Rudge (Orientadora)
Junia de Vilhena
Manoel Tosta Berlinck
Maria Teresa da Silveira Pinheiro
Silvia Maria Abu-Jamra Zornig

Data de defesa: 27/01/2006

 


 

No ventre da cadeia: um estudo sobre os projetos futuros de mulheres encarceradas

 

 

Neilza Alves Barreto

 

 

O objetivo do trabalho é investigar a existência ou não de projetos futuros em mulheres encarceradas. Partindo do pressuposto de que as instituições totais têm como característica principal a desubjetivação do sujeito, buscou-se analisar a fala de 154 presas em suas singularidades. A maternidade e a família apresentaram-se como temas na fala da grande maioria das entrevistadas. Religião, beleza e trabalho foram também categorias que, muitas vezes, surgiram como linhas de fuga, face ao duro cotidiano prisional.

 

BANCA:

Junia de Vilhena (Orientadora)
Magda Diniz Bezerra Dimenstein
Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Maria Inês G. F. Bittencourt
Marilene Rosa Nogueira da Silva

Data de defesa: 31/01/2006

 


 

A cidade como um texto: fragmentos da experiência homossexual masculina no Rio de Janeiro contemporâneo

 

 

Marcelo Santana Ferreira

 

 

O presente trabalho é uma reflexão acerca da experiência homossexual masculina contemporânea, estudada a partir da proposição de dezenove imagens de sociabilidades construídas no texto da cidade por homens que se relacionam com homens. Apóia-se essencialmente nos estudos de Walter Benjamin sobre a modernidade européia e nos originais trabalhos de Michel Foucault sobre a emergência de uma ciência da sexualidade moderna.

 

BANCA:

Solange Jobim e Souza (Orientadora)
Carlos Augusto Peixoto Junior
Heliana de Barros Conde Rodrigues
Luis Antônio dos Santos Baptista
Monique Rose Aimée Augras

Data de defesa: 03/02/2006

 


 

De broto a flor. Um estudo sobre a construção de projetos de vida por adolescentes fluminenses

 

 

Cíntia Miranda Scelza

 

 

A tese discute as referências culturais mobilizadas por adolescentes de duas cidades do estado do Rio de Janeiro na elaboração de seus projetos de vida. Utilizou-se uma metodologia sócio-histórica e entrevistas individuais com adolescentes, que foram posteriormente analisadas com o método de análise de conteúdo. Observou-se que há indicadores, no discurso dos sujeitos, de baixa tolerância com relação às relações de autoridade e de um olhar predominantemente subjetivo para o mundo, bem como para as escolhas que este proporciona.

 

BANCA:

Bernardo Jablonski (Orientador)
Helena Amaral da Fontoura
Lucia Rabello de Castro
Solange Jobim e Souza
Terezinha Féres-Carneiro

Data de defesa: 09/02/2006

 


 

A transitoriedade: uma nova leitura

 

 

José Otávio de Vasconcellos Naves

 

 

O texto de Freud intitulado "Sobre a transitoriedade" (1916 [1915]) ganha uma nova leitura que permite rediscutir a noção de consciência e suas relações com a percepção e o desenvolvimento do eu. Na sua transitoriedade, a consciência valoriza o caráter passageiro do estímulo, gerando a concentração da iluminação. Este caminho lhe é imposto tanto pelo desejo inconsciente quanto pela percepção. Nas neuroses narcísicas, o enrijecimento da transitoriedade da consciência assume formas distintas, tornando o estabelecimento da transferência um trabalho de difícil construção. A possibilidade de pensar o tratamento levando em consideração a transitoriedade da consciência em suas relações com a cultura abre perspectivas para o re-entendimento da clínica psicanalítica.

 

BANCA:

Terezinha Féres-Carneiro (Orientadora)
Antônio Carlos de Sá Earp
Jurandir Sebastião Freire Costa
Monique Rose Aimée Augras
Nelson Ernesto Coelho Junior

Data de defesa: 10/02/2006

 


 

Um real em jogo: a função do pai e o sujeito na clínica

 

 

Paula Mancini Cordeiro de Mello Ribeiro

 

 

Parte-se de um trabalho de atendimento psicanalítico a crianças, adolescentes e autores de agressão em situações de violência doméstica, que se insere em um contexto atual de declínio da função paterna. A complexidade dessa função do pai é trabalhada a partir de Freud e, principalmente, com Lacan. A partir da leitura estrutural de Lacan da questão paterna, com as noções de significante, Nome do Pai e dos três registros do real, simbólico e imaginário situa-se a diferença que se coloca na clínica psicanalítica quando não se reduz a complexidade em jogo na função do pai para o sujeito.

 

BANCA:

Marcus André Vieira (Orientador)
Ana Maria Rudge
Antônio Márcio Ribeiro Teixeira
Anna Carolina Lo Bianco Clementino
Francisco Leonel de Figueiredo Fernandes

Data de defesa: 17/02/2006

 


 

As contribuições de D. W. Winnicott para a compreensão da psicossomática: um estudo sobre as alergias respiratórias na primeira infância

 

 

Ramilda Fontan Soto

 

 

O objetivo da tese é contribuir para a compreensão das manifestações psicossomáticas na infância, exemplificadas por meio dos distúrbios alérgicos respiratórios. A teoria de Winnicott sobre o desenvolvimento emocional primitivo foi utilizada como principal ferramenta teórica. Foram discutidas as contribuições dos autores identificados com a psicossomática psicanalítica, desde o modelo teórico de Pierre Marty até a literatura relativa a infância, e também os conceitos de Winnicott sobre a relação mãe-bebê. Utilizou-se o conceito winnicottiano de preocupação materna primária, com foco na adaptação ativa materna, revelando-se a existência de uma relação entre as falhas adaptativas maternas e a manifestação psicossomática alérgica da criança.

 

BANCA:

Claudia Amorim Garcia (Orientadora)
Flavia Sollero de Campos
Marco Antônio Chagas Guimarães
Maria Stella Tavares Filgueiras
Monah Winograd

Data de defesa: 20/02/2006

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons