Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Jornal de Psicanálise
versão impressa ISSN 0103-5835
Resumo
GUIMARAES FILHO, Paulo Duarte. Um exame da relevância e significado de uma pesquisa informal entre correntes do pensamento psicanalítico. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.94, pp.79-93. ISSN 0103-5835.
O trabalho parte de referências na literatura psicanalítica sobre a ocorrência de concordâncias teórico-clínicas entre diferentes correntes do pensamento psicanalítico, particularmente em relação ao tema da contratransferência. Há um destaque especial para o fato de que essas concordâncias dão indicações da existência de um processo de pesquisa bastante peculiar, desenvolvido de um modo espontâneo e informal, com base nas práticas clínicas, e desse modo permitindo o reconhecimento do valor de noções que obtiveram um maior grau de aceitação em diferentes meios psicanalíticos. Outro ponto realçado é como a exploração da existência dessa pesquisa e de seus aspectos científicos pode contribuir para o reconhecimento epistemológico da validade da psicanálise e de processos da construção do conhecimento nessa área.
Palavras-chave : pesquisa; epistemologia da psicanálise; concordâncias teórico- -clínicas; contratransferência; identificação projetiva.