SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12Jovens pobres na favela: múltipla escolha para quê, se no fim nada dá em nada?Cooperjovens: uma experiência juvenil de cooperativismo solidário na região sisaleira da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

FORTIM, Ivelise. Alice no país do espelho: o MUD - o jogo e a realidade virtual baseados em texto. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.12, pp.171-194. ISSN 1413-666X.

Este artigo versa sobre como os jovens estão imbricados no mundo das tecnologias e, principalmente, nos jogos eletrônicos. Assim, há uma conceituação sobre a juventude atual e seus comportamentos, para depois versar sobre os jogos eletrônicos, em especial um jogo chamado MUD. O jogo é uma aventura de estilo medieval, no qual o usuário confronta-se com monstros virtuais a procura de tesouros. O programa funciona mediante descrições textuais e permite uma comunicação entre os diversos jogadores conectados a ele. O MUD apresenta características de jogo, realidade virtual e comunidade virtual. Quanto ao jogo, examinou-se que tipo ele é e porque atrai os jogadores. Quanto à realidade virtual, verificou-se que os jogadores se utilizam dele de duas formas: uma, como espaço psicológico e, outra, para a vivência de uma Aventura. A seguir, discute-se porque se considera o MUD como uma comunidade virtual. Ao final, faz-se um paralelo entre o MUD e o conto “Alice no país do Espelho”, considerando o jogador de MUD como Alice, que se aventura por um mundo mágico e depois retorna. Os “mudeiros”, como Alice, entram no mundo virtual, aventuram-se e acordam novamente para a vida cotidiana, com a diferença que, desse sonho, trazem amigos para a sua realidade.

Palavras-chave : MUD; Realidade virtual; Jogos eletrônicos; Juventude; Comunidades virtuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português