SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Fatores de estresse ocupacional e coping entre policiais civisSentimentos de mães portadoras de HIV/Aids em relação ao tratamento preventivo do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

PASSOS, Teresa Cristina Bailoni Martins; YAZIGI, Latife  e  CLAUDINO, Angélica Medeiros. Aspectos ideativos no transtorno da compulsão alimentar periódica: estudo com o Rorschach. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.69-74. ISSN 1413-8271.

Pessoas com diagnóstico de transtorno da compulsão alimentar periódica (DSM-IV) são descritas como propensas a distúrbios nos processos de pensamento que são relevantes para a manutenção do quadro e para o tratamento. Este é um estudo exploratório visando avaliar o funcionamento cognitivo de sujeitos com o diagnóstico citado, sendo escolhido como instrumento o método de Rorschach, que permite acessar aspectos psicológicos menos sujeitos ao controle consciente do que os aferidos por escalas e auto-relatos. Foram selecionadas variáveis do Rorschach associadas ao funcionamento ideacional. A amostra constitui-se de 43 mulheres (média de 37,2 anos de idade), que, no Rorschach, evidenciam dificuldades na atividade ideativa, com predominância de um nível concreto e imaturo de ideação, perda dos limites da realidade e dos limites entre os eventos. Também há tendência a cognições de tom negativo. O uso defensivo de intelectualizações frágeis predispõe a sobrecargas emocionais. Mas também é observada a capacidade para pensar de forma flexível e construtiva, recurso associado a bom prognóstico em psicoterapias.

Palavras-chave : Distúrbios alimentares; Processos cognitivos; Teste de Rorschach; Medidas projetivas de personalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )