SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Sentimentos de mães portadoras de HIV/Aids em relação ao tratamento preventivo do bebêRepresentações sobre a Aids na velhice por coordenadoras de grupos da terceira idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

MOURA, Andreína da Silva  e  KOLLER, Sílvia Helena. A criança na visão de homens acusados de abuso sexual: um estudo sobre distorções cognitivas. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.85-94. ISSN 1413-8271.

O presente estudo investigou a visão que homens acusados de abuso sexual infantil possuem sobre a criança e como concebem que deveria ser uma relação ideal entre crianças e adultos. As distorções cognitivas são examinadas no conteúdo do que é expresso e na possibilidade de contextualização da resposta dada. Participaram cinco homens, com idades entre 37 e 73 anos, acusados de abuso sexual contra crianças de até 13 anos de idade. Um participou espontaneamente e quatro foram compulsoriamente encaminhados pela justiça ao serviço. Uma ficha biossociodemográfica e uma entrevista semi-estruturada foram utilizadas. Uma análise do conteúdo revelou a visão estereotipada e politicamente correta desses homens com relação às crianças.

Palavras-chave : Abuso sexual; Abusadores sexuais; Visão de criança; Distorções cognitivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )