Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia da Educação
versão impressa ISSN 1414-6975
Resumo
MIRANDA, Rodrigo Lopes e CIRINO, Sérgio Dias. Os laboratórios de Análise do Comportamento na Universidade Federal de Minas Gerais. Psicol. educ. [online]. 2010, n.30, pp.97-112. ISSN 1414-6975.
Este texto objetiva construir uma narrativa histórica sobre os laboratórios de Análise do Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na década de 1970. A caixa de Skinner foi o principal objeto estudado, por sua centralidade para os referidos laboratórios. A década de 1970 foi escolhida, uma vez que os laboratórios de Análise do Comportamento foram instalados na UFMG, nessa época. A Historiografia foi o método de trabalho, especificamente o campo da História da Psicologia. As fontes utilizadas foram documentos escritos e orais. O principal resultado foi que o laboratório de Análise do Comportamento, a partir de seu uso didático, funcionou como um centralizador de agentes em prol de uma psicologia científica no recém-criado curso de Psicologia da UFMG.
Palavras-chave : história do ensino de psicologia; laboratório didático de análise do comportamento; caixa de Skinner; curso de Psicologia da UFMG.