SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Família substituta: uma proposta de intervenção clínica na adoção tardia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ALMEIDA, Maria Emília Sousa. A força do legado transgeracional numa família. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.215-230. ISSN 1516-3687.

Este artigo trata da força da transmissão e manutenção do sofrimento psíquico ao longo de três gerações de uma família, com base no approach transgeracional. Um paciente atendido individualmente pela analista permite retraçar a herança trans-histórica que vigora em sua família. Sua análise revelou que seu sofrimento estava engatado à pré-história de seus familiares. O método psicanalítico de apreensão de elementos inconscientes fornece a base para o presente estudo de revisão teórica com ilustração de caso clínico. Algumas construções verbais dessa família servem como recurso para examinar o uso defensivo das representações e afetos, de modo a manter seu sofrimento psíquico. Este é relacionado às dificuldades do sistema das representações de representar situações traumáticas transgeracionais. Conceitos de vários autores têm fornecido importantes bases teóricas para as idéias da autora.

Palavras-chave : Herança transgeracional; Representações; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )