SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Gênero e saúde: o cuidar do homem em debateTeses e dissertações sobre leitura recombinativa disponíveis eletronicamente: algumas características da produção brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BICHARA, Ilka Dias et al. Espaços externos para brincar: o olhar das crianças através de fotos. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.167-179. ISSN 1516-3687.

As ruas e os espaços públicos nas grandes cidades têm sido percebidos pelos adultos como impróprios para crianças em virtude da violência e do movimento de pessoas e veículos. Verifica-se, então, tendência a interiorização e institucionalização dos espaços de brincadeiras. Com o objetivo de investigar, pelo olhar das próprias crianças, quais os seus lugares externos para brincar, 39 crianças, meninos e meninas de status socioeconômico baixo e médio, moradoras na cidade de Salvador, fotografaram seus locais preferidos para brincar fora de casa e da escola e foram entrevistadas sobre os conteúdos das fotografias registradas e sobre quais brincadeiras ali eram desenvolvidas. Os resultados indicam que a região na frente das casas e playgrounds de edifícios foram os mais escolhidos. Nesses lugares as crianças relataram brincar mais de jogos de competição, faz-de-conta e brincadeiras de rua, utilizando majoritariamente elementos existentes nos locais como passeios e escadas.

Palavras-chave : brincadeira; espaços públicos; crianças; parques; ressignificação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )