SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Caracterização da interconsulta psicológica em um hospital geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Psicol. teor. prat. vol.16 no.1 São Paulo abr. 2014

 

Editorial

 

Prezados leitores, temos o prazer de apresentar mais um número da revista Psicologia: Teoria e Prática. Neste volume, contamos com trabalhos científicos nacionais e internacionais.

Os enfoques apresentados sobre a saúde humana e seus inúmeros desafios interdisciplinares deste fascículo são atuais. Assim, as seções “Psicologia clínica” e “Desenvolvimento humano” oferecem leituras voltadas para diversas práticas de cuidado em saúde, que vão para além da intervenção sobre a doença com foco na atenção ao sujeito, incluindo estresse, fobia, problemas de comportamento na infância e interconsulta psicológica.

Seis artigos compõem a seção de “Psicologia social”. Entre eles, está um relato de experiência resultante de atividade extensionista na interface com o campo jurídico, que contribui com reflexões acer ca do uso de estratégias psicossociais para apoiar candidatos à adoção. Ainda no âmbito das relações familiares, a construção da identidade paterna foi objeto de estudo em pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais.

A preocupação com o desenvolvimento científico na área de psicologia social também se faz presente e se expressa em uma cartografia dos grupos registrados no CNPq sobre o tema representações sociais no Brasil.

Os acidentes de trânsito são uns dos principais problemas da vida urbana, pois geram grandes prejuízos humanos. Atentos a isso, pesquisadores estrangeiros buscaram verificar fatores de risco comparando homens e mulheres.

A seção “Avaliação psicológica” apresenta temáticas contem porâneas fundamentais que estão diretamente relacionadas aos modos de vida da atualidade. Nesse sentido, essa seção traz artigos que abordam a validação de instrumento e o uso de recursos audiovisuais e estratégias para auxiliar no diagnóstico da doença de Alzheimer.

O artigo da seção “Psicologia e educação” apresenta resultados de um estudo sobre intervenção em habilidades cognitivas e me tacognitivas de leitura em alunos do Programa de Educação Tutorial (PET).

Por fim, reportamos dois trabalhos que contemplam tanto o desenvolvimento da autonomia como a construção da identidade profissional em estudantes universitários. Representam, portanto, duas importantes contribuições para refletirmos acerca dos modos de formação profissional e de suas implicações para a sociedade.

 

Os editores