Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
LAURINDO, Fernanda F.; GOMES, Crystian M. S.; MISSAWA, Daniela D. A. e TOKUMARU, Rosana S.. Construção e evidências de validade Escala de Interação entre Crianças e Cães. Psicol. teor. prat. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.1-22. ISSN 1516-3687. https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPA13475.
As Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) apresentam resultados expressivos para a promoção da saúde humana. O objetivo deste artigo foi construir e apresentar evidências de validade da Escala de Interação entre Crianças e Cães (EICC) para a população brasileira. O instrumento foi desenvolvido a partir da literatura e submetido a análise de juízes, o qual respondido por 118 pais de crianças entre 2 e 12 anos de idade, juntamente com o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). A partir da análise fatorial exploratória, foram extraídos os fatores Interação Afetiva (α = .89), 23 itens e Interação Educativa e Punitiva (α = .65), 8 itens. As correlações significativas entre dimensões da EICC e do SDQ indicam que a interação entre crianças e cães domésticos pode ser uma variável importante para a avaliação de problemas comportamentais. Conclui-se que a EICC apresenta bons índices de validade e confiabilidade e pode ser usada para a triagem de crianças.
Palavras-chave : medida psicométrica; interação homem animal; comportamento infantil; Intervenções Assistidas por Animais; cães domésticos.