SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Atenção básica e saúde mental: experiência e práticas do Centro de Saúde Escola Samuel B. PessoaEntre o atender e o ser atendido: políticas em saúde para o trabalhador do serviço público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

BARATIERI, Iara Lais Raittz  e  BEATRIZ, Marilene Zazula. Campo de atuação do(a) psicólogo(a) no movimento da Economia Solidária no Brasil. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2013, vol.16, n.1, pp.71-86. ISSN 1516-3717.

Esta pesquisa teve como objetivo levantar a atuação do profissional de psicologia no espaço do movimento da Economia Solidária no Brasil. Trata-se de um estudo exploratório com base em um levantamento de dados de fonte primária, que foram submetidos a análise estatística descritiva. A amostra foi composta por 123 sujeitos, sendo 26 homens e 97 mulheres. Levantou-se que grande parte dos(as) psicólogos(as) atua em entidades de apoio junto a coletivos informais, incubadoras tecnológicas, cooperativas populares e associações de trabalho. Os temas mais trabalhados no âmbito comportamental são: relações interpessoais, autogestão, tomada de decisões, conflitos, disseminação dos valores da cooperação e participação; e no âmbito técnico são: gestão básica, inserção do produto no mercado, desenvolvimento local e consciência crítica sobre o trabalho assalariado.

Palavras-chave : Trabalho; Economia solidária; Psicologia do trabalho; Psicologia comunitária; Atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )