SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Ansiedade e depressão em pacientes com tumores do sistema nervoso, hospitalizados à espera da cirurgiaFormação de terapeutas analítico analítico-comportamentais: efeitos de um instrumento para avaliação de desempenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FERNANDES, Estefania Cheruli  e  SANTOS, Antônio Carlos Godinho. Programação de contingências reforçadoras no fortalecimento de repertórios pró-sociais no contexto escolar. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.285-304. ISSN 1517-5545.

O presente estudo investigou o efeito de contingências reforçadoras sobre o aumento de comportamentos pró-sociais dos alunos no contexto escolar. O Behaviorismo Radical dispõe de um arsenal poderoso para contribuir na melhoria da Educação. Destaca-se o princípio do reforçamento positivo. Vinte alunos, três professores/monitores e a coordenadora participaram desse estudo nas seguintes condições experimentais: Linha de Base e Intervenção - exposição de princípios derivados da Análise do Comportamento aos professores/monitores, coordenadora e realização de atividades destacando comportamentos pró-sociais com os alunos. Os resultados indicaram redução na freqüência de comportamentos anti-sociais, aumento na freqüência de comportamentos pró-sociais, maior participação dos alunos nas atividades programadas pela instituição e redução na freqüência do uso do controle aversivo pelos professores/monitores, sustentando que as contingências reforçadoras foram eficazes no fortalecimento de comportamentos pró-sociais.

Palavras-chave : Reforçamento positivo; Comportamentos pró-sociais; Controle aversivo; Psicologia escolar e programação de contingências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )