SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Evaluación de la confiabilidad y la validez de un cuestionario breve de autoinforme para el diagnóstico de la fobia socialEfecto de agonistas y antagonistas de la dopamina en ambientes de reforzamiento variables índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Universitas Psychologica

versão impressa ISSN 1657-9267

Resumo

PINHEIRO DE PAULA-COUTO, Maria Clara; KOLLER, Sílvia Helena; NOVO, Rosa  e  SANCHEZ-SOARES, Pedro. Adaptação e utilização de uma medida de avaliação da rede de apoio social - diagrama da escolta - para idosos brasileiros. Univ. Psychol. [online]. 2008, vol.7, n.2, pp.493-505. ISSN 1657-9267.

O objetivo deste estudo foi adaptar uma medida de apoio social - Diagrama da Escolta - para a população idosa e apresentar resultados descritivos sobre a estrutura e a função das redes de apoio da presente amostra. Participaram 15 idosos selecionados de uma amostra maior (N = 81) com idade média de 69.6 anos (SD = 7.45). A aplicação do diagrama foi individual. O Diagrama da Escolta aplicado a idosos mostrou-se um instrumento de fácil aplicação e útil para avaliar a rede social. Destaca-se o fato de o instrumento contemplar aspectos estruturais e funcionais da rede buscando uma análise integrada. Sabe-se que se a estrutura da rede social fornece subsídios para a sua avaliação, é a percepção satisfatória quanto às relações de apoio mantidas, que promove sentimentos de bem-estar individual.

Palavras-chave : Rede de apoio social; Idosos; Modelo da escolta de apoio social; Life-span; Capital social; Anciano frágil; Ayuda estatal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons