SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6Basaglia com Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Mental v.4 n.6 Barbacena jun. 2006

 

EDITORIAL

 

Entregamos ao público a Revista Mental, em seu sexto número, com um contentamento explicável. A publicação é reconhecida no meio acadêmico e está divulgada em todos os espaços relevantes da psicologia brasileira. Recentemente, obtivemos o conceito "Nacional B" emitido pela CAPES/ANPEPP (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Associação Nacional de Pesquisa de Pós-Graduação em Psicologia, respectivamente), entidades que atuam na avaliação e orientação aos editores de revistas científicas de psicologia no Brasil.

Recebemos a confirmação da inclusão da Mental nas bases CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (http://ahau.cichu.unam.mx:800/ALEPH) e LILACS - Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Tais bases ocupam lugar de grande relevância na produção científica. Cumpre salientar a imprescindível integração entre o comitê nacional de seleção da LILACS, a ReBAP e a BVS-PSI, que resultou na incorporação de novos periódicos à LILACS.

Este número traz em sua capa um esboço em grafite de Emeric Marcier. Nascido na Romênia, em 1911, o pintor adotou o Brasil como sua pátria definitiva. Marcier se fixou em Barbacena - MG, cidade que escolheu pela "mística luminosidade do ar". Seu sítio, hoje, abriga o "Museu Casa de Marcier", que guarda um importante acervo do artista.

Além de artigos e resenhas, este número conta com uma seção especial que aborda as interfaces da psicanálise com a saúde mental. Composta por quatro artigos do psiquiatra e psicanalista italiano Carlo Viganò, a seção reflete um grande interesse da Mental em construir uma proposta clínica que considere as peculiaridades e os sofrimentos do sujeito psicótico e que possa ser colocada em prática nos serviços abertos de saúde mental. As diversas palestras e conferências ministradas por Viganò em nosso país demonstram, de forma inequívoca, sua preocupação com a clínica praticada nos serviços que acolhem e tratam psicóticos.

Queremos agradecer a inestimável colaboração de Roseli Cordeiro Pereira, que teve participação decisiva na captação e na seleção dos artigos que compõem essa seção, além de trabalhar na tradução de todo o material. Também agradecemos a Francisco Paes Barreto, por ceder alguns artigos que completam a seção.

A Mental traz, ainda, os estudos: "Entre a clínica e o cuidado: a importância da curiosidade persistente para o campo da saúde mental", de autoria de Doris Rinaldi e Maria Cândida Neves de Lima; "O desafio da política pública de saúde mental: a (re)inserção social dos portadores de saúde mental", cuja autora é a professora Magda Dimenstein; "O enviado: a psicopatologia e a espiritualidade", elaborado por Luanna Barbosa e José Bizerril; "Psicanálise e laço social: uma leitura do Seminário 17", de autoria de Carolina Marra Simões Coelho e "A queixa escolar por quem não se queixa: o aluno" de Carmem G. Trautwein e Cleide Nébias.

Boa leitura!

Fuad Kyrillos Neto
Editor responsável

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons