SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Interface entre saúde mental e relacionamento amoroso: um olhar a partir da psicologia positivaTer ou não ter?: Uma revisão da literatura sobre casais sem filhos por opção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

QUISSINI, Cintia  e  COELHO, Leda Rúbia Maurina. A influência das famílias de origem nas relações conjugais. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.2, pp.34-47. ISSN 1679-494X.

Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de homens e mulheres, separados ou já divorciados, sobre a influência das famílias de origem na escolha do companheiro, no relacionamento marital e na separação conjugal. A pesquisa baseou-se em entrevista semiestruturada e análise de conteúdo, o embasamento teórico teve suporte nas abordagens sistêmica e psicanalítica. As três categorias de análise versam sobre: escolha conjugal, relacionamento conjugal e separação conjugal. A partir destas foi possível identificar no conteúdo das falas dos participantes o reconhecimento de semelhanças do seu relacionamento conjugal com o de seus pais ou sogros, bem como da influência mais diretiva das famílias de origem em diversas fases da vida conjugal.

Palavras-chave : Casamento; Divórcio; Relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )