Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Ciências & Cognição
versão On-line ISSN 1806-5821
Resumo
BARBOSA PRADO, Ana Gabriela et al. A influência da baixa estatura sobre as representações psicossociais. Ciênc. cogn. [online]. 2004, vol.2, pp.50-60. ISSN 1806-5821.
Resumo Esta revisão tem por objetivo problematizar os aspectos psicossociais do tratamento de reposição do hormônio do crescimento (GH) de forma a avaliar a extensão de sua validade. Para isso fizemos um paralelo entre a facilidade atual de aquisição desse tratamento e a sua necessidade. Foi observado que essa última está diretamente envolvida com a existência de um padrão socialmente valorizado e discriminante quanto ao fenótipo da pessoa, mesmo quando os pacientes são saudáveis. Pessoas de estatura abaixo da considerada ideal, mesmo sem nenhuma deficiência, buscam tratamento com esse hormônio por medo de sofrerem algum estigma. Com isso, há uma maior incidência de expectativa e frustração dos indivíduos em relação à sua própria altura e ao tratamento, o qual nem sempre resulta no esperado. © Ciências & Cognição 2004; Vol. 02: 50-60.
Palavras-chave : estatura; altura; representações psicossociais; filosofia; comportamento social; hormônio do crescimento.