SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Formação humanista na atuação do enfermeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MORAL JIMENEZ, María de la Villa. Crítica psicossocial à representação social das drogas associada a mecanismos de poder e controle. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2005, vol.1, n.1. ISSN 1806-6976.

O conceito droga representa uma construção sociolingüística cujo emprego encontra-se mistificado, devido ao poder de ação de discursos e mecanismos de poder e controle que contribuem para a regulação social de seus significados e representações sociais. Nesta aproximação psicossociológica, propõe-se análise das conseqüências derivadas da ideologia dos discursos e dos significados das representações sociais sobre a droga e seus usuários. São revisadas as acepções e seu estatuto diferencial e, dado o poder construtor de realidades da linguagem, advoga-se a desconstrução do termo droga e sua substituição por outro conceito, substância psicoativa, ainda não submetido a processos mistificadores. Finalmente, oferece-se uma explicação etiológica compreensiva do consumo de drogas baseada na hipótese frommiana do medo da liberdade.

Palavras-chave : Droga; Saúde comunitária; Representação social; Mecanismos de poder.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons