SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3O cuidado familiar a um ente com esquizofrenia: narrativas sobre o futuroCaracterísticas psicossociais de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial com história de tentativa de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ZUCOLOTO, Miriane Lucindo; CIOFFI, Danilo Spinelli  e  CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini. Efetividade de diferentes métodos para detecção de binge drinking em estudantes de Odontologia. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.3, pp.129-135. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p129-135.

Objetivou-se neste trabalho estimar o comportamento de beber entre estudantes de Odontologia e comparar a efetividade de métodos de rastreamento para detecção do binge drinking. Participaram 284 estudantes. Utilizou-se o AUDIT completo e suas formas reduzidas (AUDIT-3 e AUDIT-C). Construiu-se a curva ROC e estimou-se sua área. Dos estudantes, 91,0 e 90,6% do sexo masculino e feminino, respectivamente, relataram consumir bebidas alcoólicas. O binge drinking ocorreu em 69,2% dos meninos e 52,4% das meninas. Os três métodos apresentaram boa capacidade discriminatória. No sexo feminino, houve diferença entre o AUDIT-3 e o AUDIT-C. Observou-se alta prevalência de binge drinking entre os estudantes. A versão completa e as reduzidas do AUDIT mostraram-se efetivas para detecção do binge drinking.

Palavras-chave : Alcoolismo; Estudantes; Diagnóstico; Validade dos Testes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )