SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Política de redução de danos e o cuidado à pessoa em situação de ruaA primeira vez a gente não esquece: conhecendo as drogas experimentadas por estudantes do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PETERS, Angela Aparecida et al. Gestantes em uso de substâncias psicoativas atendidas por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp.66-74. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.166357.

OBJETIVO: discorrer sobre o pré-natal realizado por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde a gestantes usuárias de substâncias psicoativas. MÉTODO: estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em seis Unidades de Atenção Primária à Saúde em um município de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com nove enfermeiros que realizavam consultas de pré-natal. A técnica de análise do conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. RESULTADOS: dificuldades com a adesão das gestantes ao pré-natal e sua participação em grupos educativos. Os enfermeiros também identificaram as substâncias psicoativas mais utilizadas pelas gestantes e relataram abordar os malefícios do uso das substâncias, a fim de estimularem a decisão pela reduçÃO. CONCLUSÃO: o interesse das gestantes pelo tratamento foi pequeno e resultou na baixa adesão aos programas oferecidos na Atenção Primária, o que se revelou um problema de saúde pública, que requer práticas reorientadas de atenção a esta clientela.

Palavras-chave : Gestantes; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Drogas Ilícitas; Assistência de Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons