SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Saúde Mental, Uso de Álcool e Qualidade do Sono em Estudantes de uma Universidade PúblicaUm Ubu para Chamar de Nosso: Ensaio sobre o Bolsonarismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MUNCHEN, Mikaela Aline Bade; QUINTANA, Alberto Manuel  e  VASCONCELLOS, Sílvio José Lemos. Estratégias de Enfrentamento Utilizadas por Profissionais do SAMU Frente à Iminência de Morte de Pacientes. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp.67-85.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.66480.

O presente trabalho teve por objetivo verificar as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos profissionais de uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) frente situações de iminência de morte de pacientes, além de avaliar a correlação entre coping e ansiedade, depressão e estresse. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, da qual participaram 43 profissionais do SAMU de um município no interior do estado do Rio Grande do Sul, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores. Os instrumentos utilizados foram o DASS-21 e o Inventário de Estratégias de Coping. A análise dos dados foi feita a partir de estatística descritiva e inferencial, utilizando o software SPSS. Os resultados indicam que as estratégias mais utilizadas pelos profissionais são resolução de problemas, autocontrole e reavaliação positiva. Já as menos utilizadas são fuga-esquiva e confronto. Ademais, obteve-se um baixo índice de estresse, ansiedade e depressão na amostra. A correlação dos instrumentos permitiu compreender esses dados, visto que as estratégias menos utilizadas apresentaram maior correlação com estresse, ansiedade e depressão. Considera-se que os profissionais do SAMU utilizam estratégias de enfrentamento que permitem a elaboração das situações vivenciadas, o que indica a importância da valorização de potencialidades a serem desenvolvidas no serviço.

Palavras-chave : serviços médicos de emergência; estresse profissional; ansiedade; depressão; estratégias de enfrentamento..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )