SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Escuta do Sofrimento Mental Estudantil: Relato de Experiência do Atendimento Psicológico aos Estudantes da UFRJDebates Feministas em Revistas Argentinas da Primeira Metade do Século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FREITAS, Jorge Américo Vargas. Passagens pela História da Gestalt: de Mach/Ehrenfels a Wertheimer, Koffka e Köhler. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp.397-417.  Epub 17-Maio-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.66491.

O artigo pretende fazer a leitura de textos que marcaram a história da teoria da Gestalt nas suas fases iniciais de desenvolvimento. Assim, procura redescobrir as origens do termo a partir de conceitos como Tongestalt, de Ernst Mach, e Gestaltqualitäten, de Christian von Ehrenfels, para alcançar as raízes filosóficas da psicologia da Gestalt. Em seguida, focando sobre a base da psicologia da Gestalt, a pesquisa se dedica aos fatores da Gestalt descritos por Max Wertheimer como leis gerais da teoria da Gestalt, à introdução da Gestalt theory nos Estados Unidos por Kurt Koffka a partir da apresentação do ponto de vista da Gestalt sobre a teoria da percepção e ao esclarecimento sobre o conceito de insight por Wolfgang Köhler por meio da abordagem exaustiva da perspectiva do leigo. Logo, o texto tenta ser capaz de dar mostras da evolução do conceito de Gestalt ao longo do tempo e ao mesmo tempo conectar uma variedade de definições e facetas da Gestalt.

Palavras-chave : fatores da gestalt; gestaltqualitäten; gestalt theory; insight; tongestalt..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )