SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Representações Sociais da Mulher na Literatura Científica: uma Revisão SistemáticaAs Queixas Escolares e Suas Interfaces em um Ambulatório de Saúde Mental Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SILVA, Luisa Aliboni de Toledo e  e  CARDOSO, Hugo Ferrari. O Espaço da Psicologia Organizacional e do Trabalho nos Cursos do Estado de São Paulo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2022, vol.22, n.3, pp.1021-1040.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.69560.

Apesar da reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais, alguns estudos publicados no cenário nacional ainda demonstram a presença de pouco espaço disponível para a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no processo formativo dos psicólogos no Brasil. O estudo pretende identificar o espaço disponibilizado ao ensino da POT no processo formativo, a partir da caracterização das grades curriculares dos 162 cursos de Psicologia do estado de São Paulo. O procedimento de coleta de dados consistiu em uma pesquisa realizada nos sites das Instituições de Ensino Superior para averiguação das matrizes curriculares. Os cursos apresentaram 0 a 24 disciplinas com uma média de 2,81 disciplinas por curso e 8,2% de espaço voltado às disciplinas e estágios em POT. Há pouco espaço na grade curricular para o ensino de POT. Não houve diferenças significativas entre os resultados das IES públicas e privadas. Houve uma ampliação do ensino da POT de um enfoque técnico e individualista para um enfoque mais sistêmico e político.

Palavras-chave : formação profissional; ensino superior; psicologia organizacional e do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )