SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Contribuições Psicanalíticas sobre as Raízes do Racismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SARAIVA, Francisco Raone Barbosa; SOUZA, Camila  e  MOREIRA, Virginia. “Minha vida só acontecia na Internet”: o caso Pedro na perspectiva da fenomenologia de Merleau-Ponty. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2022, vol.22, n.3, pp.1264-1284.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.70384.

A Internet mudou a nossa relação com o tempo e também transformou nossas experiências, fomentando novas formas de subjetivação. Na sociedade contemporânea, os indivíduos estão cada vez mais conectados, o que pode ocasionar em adoecimentos, tais como o transtorno do jogo pela Internet. Este se relaciona com uma das dimensões que fundamenta a existência humana, a saber: o tempo. Este trabalho tem o objetivo de compreender, sob o olhar da fenomenologia filosófica de Merleau-Ponty, a experiência do tempo vivido de Pedro, jovem dependente do jogo pela Internet. Utilizamos como método o estudo de caso único, e compreendemos a dependência do jogo pela Internet de Pedro como um fenômeno ligado às relações estabelecidas entre ele e o mundo contemporâneo, seja em âmbito individual ou coletivo. Relações que são inseparáveis dos elementos que constituem o Lebenswelt (mundo vivido) de Pedro, como a temporalidade. O tempo do relógio influenciou o tempo interior e vice-versa, denotando a indivisibilidade do fenômeno para o qual só há sentido do tempo porque o homem é o próprio tempo.

Palavras-chave : Internet (dependência); tempo; fenomenologia existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )