SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Estimativa da inteligência pré-morbida no declínio cognitivo leve e moderado e no déficit executivoEstratégias de avaliação rápida da inteligência através das Escalas Wechsler índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

GARCIA, Emelia Lázaro; ROJAS, Luis Quintanar  e  SOLOVIEVA, Yulia. Avaliação neuropsicológica de pacientes com diferentes tipos de afasia. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.1, pp.33-46. ISSN 2075-9479.

A avaliação de pacientes falantes de espanhol com afasia é realizada frequentemente com tarefas traduzidas ou adaptadas, muitas das quais não considerando as características específicas do idioma castelhano. Por tal motivo, considera-se que é necessário elaborar instrumentos dirigidos a esta população, que possibilitem não apenas a descrição, mas também a análise das dificuldades que os pacientes apresentem nos componentes verbais, com o objetivo de identificar seus mecanismos subjacentes. O presente trabalho visou a destacar a importância de combinar a análise quantitativa e qualitativa na avaliação clínico-neuropsicológica, por meio da "evaluación clíniconeuropsicológica de la afasia Puebla-Sevilla" para a caracterização de quadros clínicos de diferentes tipos de afasia, de acordo com a classificação de Luria (1978). Este instrumento foi elaborado especificamente para a população falante de espanhol, a partir da proposta de A.R. Luria e colaboradores. Participaram do estudo 10 pacientes com alterações de linguagem secundárias a uma lesão cerebral. Os resultados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Identificaramse os mecanismos (fatores) neuropsicológicos subjacentes em cada caso: organização sequencial motora (3 pacientes com afasia motora eferente); integração cinestésica (3 pacientes com afasia motora aferente); integração fonemática (2 pacientes com afasia sensorial) e retenção áudio-verbal (2 pacientes com afasia acústico-amnésica). Os resultados são discutidos de acordo com a análise de cada quadro clínico dos tipos de afasia identificados. Enfatiza-se a análise de erros e suas possíveis relações e causas. Conclui-se que o instrumento utilizado pode ser de utilidade para a identificação do fator neuropsicológico afetado e de sua participação em diferentes funções ou ações, assim como para a elaboração de programas de reabilitação dirigidos não somente à função de linguagem, mas sim à recuperação da atividade do paciente.

Palavras-chave : Afasia; Avaliação da afasia; Diagnóstico da afasia; Avaliação neuropsicológica; Lesão cerebral.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )