SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36O coração da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Estud. psicanal.  no.36 Belo Horizonte dez. 2011

 

EDITORIAL

 

“Escrita, é sempre você que me resgata do limiar do eminente nada que borbulha em camadas de pensamentos perigosos e palavras, cepas resistentes à droga da vida...”

Claudia Roquette-Pinto

 

Esta é a segunda Estudos de Psicanálise de nossa gestão, onde começamos com o desafio de publicar dois volumes por ano, o que me angustiou e também a alguns companheiros. Nossas instituições teriam produção suficiente? Seria sacrificante a escrita de dois números por ano?

Nossa revista é onde podemos depositar nossa produção criativa, mas é também através dela que podemos compartilhar com nossos pares nossas dificuldades clínicas e teóricas, e nossas angústias advindas desta missão dita impossível por Freud: psicanalisar. Sabemos como a escrita tem uma função privilegiada para a psicanálise, sendo a letra, como bem nos disse Lacan em Lituraterra, litoral entre simbólico e real. Escrevemos porque é preciso, para dar conta das angústias que nos causa a clínica!

Parafraseando Chico Buarque, escrever é preciso, viver não é preciso...

E mais uma vez conseguimos trazer um número com artigos consistentes e de excelente qualidade. Abrimos espaço também para convidados de outras instituições e colegas estrangeiros, neste desafio de interlocução que se faz necessário neste momento da pós-modernidade para que a psicanálise sobreviva às constantes expectativas de sua desaparição, presentes dentro do discurso universitário.

O Círculo Brasileiro de Psicanálise sempre primou pela abertura a diferentes correntes dentro da psicanálise e sua revista Estudos de Psicanálise deve acompanhá-lo nesta missão, nem sempre fácil, do respeito à diferença. Afinal, é a circulação de discursos que promove o saber.

Agradecemos a todos que enviaram trabalhos e participaram, direta ou indiretamente, da feitura dessa edição da nossa revista.

Que todos desfrutem da sua leitura!

Isabela Santoro Campanário
Editora