SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número56Da angústia ao desejo do analistaO corpo do psicanalista: possíveis impactos da clínica no corpo do analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

BARBOSA, Anna Carolina Andrade. A angústia como incidência clínica do irrepresentável da pulsão: desamparo, trauma e repetição. Reverso [online]. 2008, vol.30, n.56, pp.41-59. ISSN 0102-7395.

As inquietações que nos trouxeram a estas investigações surgiram a partir de minha experiência clínica. O que causa meu trabalho teórico e o que instiga minha escrita como analista é a escuta de meus pacientes. De algum modo os efeitos desta produção devem a eles retornar. E acredito que é nesta tensão entre o singular (o inédito que se apresenta na escuta de cada paciente em nossa clínica) e o universal (que toda teoria pretende) que a transmissão da psicanálise pode acontecer com mais rigor e vigor. Foi no contexto da escrita da dissertação de Mestrado, concluída em julho de 2006, “Inscrição e destinos do irrepresentável da pulsão: deslizamentos teóricos e incidências na clínica psicanalítica”1, que a abordagem do tema da angústia se impôs. Realizamos uma retomada de textos freudianos e assinalamos os desdobramentos na teoria freudiana da angústia que realçam a presença de elementos do domínio do irrepresentável, através de um deslizamento conceitual sobre desamparo, trauma, compulsão à repetição e pulsão de morte.

Palavras-chave : Angústia; Irrepresentável; Pulsão; Desamparo; Trauma; Compulsão à repetição; Pulsão de morte; Real; Clínica psicanalítica; Transferência; Construções; Arcaico e originário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons