SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Percepção dos familiares de pacientes com alergia ao leite de vaca em relação ao tratamentoAvaliação do temperamento aos 13 e aos 24 meses através do relato da mãe: validação da versão portuguesa do infant characteristics questionnaire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

BERTAPELLI, Fabio; GORLA, José Irineu; SILVA, Fábia Freire da  e  COSTA, Leonardo Trevisan. Prevalência de obesidade e topografia da gordura corporal em crianças e adolescentes com síndrome de down. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp.65-70. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Avaliar a prevalência de obesidade e topografia da gordura corporal em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 19 anos de idade de ambos os sexos com síndrome de Down no município de Campinas, São Paulo. MÉTODO: Foram realizadas nove medidas antropométricas, incluindo peso, estatura, dobras cutâneas tricipital, bicipital, subescapular, supra-ilíaca, abdominal, coxa e perna. Para determinação do percentual de gordura foram utilizadas as equações de predição de Slaughter et al. O tratamento estatístico foi realizado através do pacote computadorizado R Commander 1.6-3, sendo utilizada estatística descritiva (mediana e percentis 25 e 75), teste de Mann-Whitney e teste t para comparação entre grupos etários, ao nível de 5% (p d" 0,05). RESULTADOS: A maioria dos indivíduos apresentou excesso de gordura corporal, sendo encontrados valores superiores no sexo feminino. A obesidade entre os meninos não foi uma característica proeminente, diferentemente dos demais grupos etários que apresentaram quadros elevados de obesidade. Quanto à topografia da gordura, a maioria apresentou maior concentração de gordura na coxa e menor depósito na região do bíceps. Na transição entre a infância e a adolescência, foi possível verificar que meninos e rapazes diferem quanto às quantidades de tecido adiposo. Com relação às meninas e moças, não foram observadas diferenças significativas. CONCLUSÃO: A avaliação da prevalência de obesidade e topografia da gordura subcutânea são recursos importantes para subsidiar pesquisadores e profissionais que atuam diretamente na melhora da qualidade de vida de crianças e adolescentes com síndrome de Down.

Palavras-chave : síndrome de Down; composição corporal; obesidade; distribuição da gordura corporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )