SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Expressão do sorriso social de lactentes pré-termo com idade corrigidaConsumo de frutas, legumes e verduras por escolares adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

YAJAHUANCA, Rosário del Socorro Avellaneda; FONTENELE, Claudia Valença; SENA, Brena Figueiredo  e  DINIZ, Simone Grilo. Parto no posto de saúde e em casa: uma análise da assistência ao parto entre as mulheres Kukamas Kukamirias do Peru. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp.322-330. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: conhecer e descrever a cultura e tradições relacionadas à gravidez, parto e pós-parto das mulheres Kukama kukamiria, da Amazônia peruana, suas experiências de atendimento à saúde materna, tradicional e institucional, e razões de sua preferência por um ou outro sistema. MÉTODO: estudo de base etnográfica, analisando saberes e práticas de cuidado, e como são vividas nos diferentes cenários da assistência: o parto domiciliar atendido por parteira indígena, e o parto em instituição de saúde atendido por profissional treinado. RESULTADOS: o parto em casa considera o conforto da mulher, com banhos, uso de chás, preceitos alimentares e atenção a aspectos ambientais como o frio, vento, penumbra e quietude, e rituais específicos para a placenta, com base nas noções culturais de vulnerabilidade da parturiente. No posto de saúde, a exposição ao frio e umidade, rotinas como a falta de privacidade, aceleração do parto com drogas, corte da vagina, imobilização deitada durante o parto, e o descarte da placenta, são percebidas como inadequadas e agressivas. CONCLUSÃO: a preferência das pacientes pelo cuidado tradicional é justificada por se sentirem negligenciadas e vulneráveis no posto de saúde, como resultante da desconsideração de aspectos culturais e do bem-estar das parturientes, por parte dos serviços de saúde.

Palavras-chave : população indígena; saúde materna; serviços de saúde; etnografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )