SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Comparação do desenvolvimento motor de lactentes pré-termo de duas amostras regionais brasileirasPrevalência e fatores associados à adiposidade central e periférica em estudantes do ensino fundamental brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

NASCIMENTO, Erika Morgana Felix do et al. Desempenho motor e estado nutricional em escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp.358-364. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: caracterizar o desempenho motor e estado nutricional de escolares com indicativo de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). MÉTODO: participaram 80 escolares de ambos os sexos, com média de idade de 12,30 ± 1,16 anos, divididos em grupos com (n = 40) e sem (n = 40) indicativo de TDAH. Para identificar o TDAH e o desempenho motor foram utilizados, respectivamente, a escala para avaliação do transtorno por déficit de atenção e hiperatividade (EDA-H) e a bateria motora MABC-2. Foram avaliados o peso e estatura corporal para o cálculo do Índice de Massa Corporal. Os dados foram analisados através do software SPSS17, com índice de significância de p < 0,05. RESULTADOS: Os escolares apresentaram, em sua maioria, desenvolvimento motor normal e o grupo com TDAH apresentou número maior de sujeitos com "problema motor definido". Foi encontrada diferença estatisticamente significante nas habilidades de lançar e receber (p = 0,005), equilíbrio (p = 0,010) e desenvolvimento motor geral (p = 0,014) onde o grupo sem TDAH apresentou melhor desempenho. Não foi encontrada associação significante entre desempenho motor e presença de TDAH. Os escolares apresentaram classificação do estado nutricional adequada para a idade, não sendo encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos. Contudo, muitos escolares em ambos os grupos apresentaram sobrepeso. Foi encontrada uma relação inversa entre estado nutricional e habilidade de equilíbrio para o grupo com TDAH (r = -0,321). CONCLUSÃO: Ocorreu diferença nas habilidades equilíbrio e destrezas manuais, com pior desempenho motor apresentado pelo grupo com TDAH. Também foi verificado que quanto maior o IMC dos escolares com TDAH pior o desempenho no equilíbrio.

Palavras-chave : desempenho motor; estado nutricional; transtorno do déficit de atenção/hiperatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )