SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Reflexões acerca do adolescer e da saúde no ambiente escolarRepresentação social do lúdico no hospital: o olhar da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

PINHEIRO, Raquel Cristina; MARTINEZ, Claudia Maria Simões  e  FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine. Integração viso motora e desenvolvimento global de crianças pré-termo e a termo no início da escolarização. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp.181-187. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: Investigar a influência da prematuridade e do baixo peso ao nascimento em indicadores de desenvolvimento, como a coordenação viso motora, viso perceptiva e motora fina de crianças no início da escolarização, bem como suas relações com índices de atraso de desenvolvimento global. MÉTODO: Estudo comparativo tipo caso-controle. Participaram deste estudo 18 crianças com histórico de nascimento pré-termo (Grupo de Estudo), pareadas com 18 crianças sem o referido histórico (Grupo Comparado). Estas foram avaliadas por meio do Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II e pelo Teste de Integração Viso Motora-VMI. RESULTADOS: Testes estatísticos revelaram diferença significativa entre o Grupo de Estudo e Grupo Comparado para as variáveis Viso Motor (p=0,000) e Motor Fino (p = 0,007), porém diferença significativa entre o desempenho dos grupos Baixo Peso e Peso Adequado foi observado nas variáveis Viso Motor (p=0,000), Viso Perceptivo (p=0,016) e Motor Fino (p=0,036), demonstrando que o peso é um fator mais influente que a prematuridade para o desempenho viso perceptivo. Observou-se diferença significativa em todas as partes do instrumento VMI (p = 0,001; p = 0,000; p = 0,000) quando comparado os grupo Denver Suspeito e Denver Normal e observa-se que o pior desempenho em testes de triagem do desenvolvimento pode ser um fator preditivo para o pior desempenho nos testes de integração viso motora. CONCLUSÕES: Crianças prematuras obtiveram pior desempenho nos instrumentos de avaliação confirmando que a prematuridade representa risco ao desenvolvimento. Habilidades mais complexas exigidas na fase escolar para a leitura e escrita, podem ser influenciadas pelas dificuldades viso motoras, viso perceptivas e motoras finas.

Palavras-chave : pré-termo; integração viso motora; saúde escolar; terapia ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )