SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O fazer de profissionais no contexto da educação em saúde: uma revisão sistemáticaPrevalência e fatores associados à depressão em estudantes de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

NOBRE, Francisco Salviano Sales; COUTINHO, Mônia Tainá Cambruzzi  e  VALENTINI, Nadia Cristina. A ecologia do desenvolvimento motor de escolares litorâneos do nordeste do Brasil. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.3, pp.263-273. ISSN 0104-1282.

FUNDAMENTAÇÃO: a prevalência de atrasos motores (AM) em escolares é um fenômeno intercultural que atua principalmente em crianças desfavorecidas socioeconomicamente. OBJETIVO: avaliar a proficiência motora (PM) de escolares da rede pública do Ensino Fundamental I de um município litorâneo da Região Nordeste do Brasil e interpretar o mesmo à luz do Modelo Bioecológico. MÉTODO: trata-se de um estudo de abordagem mista, qualitativo e quantitativo. A parte quantitativa do trabalho fez uso do Test of Gross Motor Development Edition 2 para avaliar o desempenho motor nas habilidades motora fundamentais de 104 crianças com idades entre 7 e 10 anos, 56 meninos (8,2 ± 1,0 anos) e 48 meninas (8,3 ± 0,9 anos). Para parte qualitativa, o pesquisador inseriu-se ecologicamente no contexto e fez uso de observação assistemática não participante e entrevistas a 7 Representantes de Pais, 7 professores de educação física e 11 professoras polivalentes de diferentes escolas. Análise dos dados: os dados qualitativos foram organizados mediante a síntese da análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram tratados por meio de estatística descritiva (média, desvio padrão, distribuição de frequência) e estatística inferencial (Teste t de Student). RESULTADOS: verificou-se que 95,1% das crianças apresentaram AM para habilidades locomotoras e 81,7% para habilidades manipulativas, com maior prejuízo para o sexo feminino nas habilidades manipulativas (p < 0,001). A análise dos dados qualitativos à luz do Modelo Bioecológico sugerem que os AM podem ser explicados pela ausência de estruturas físicas e recursos materiais nas escolas, mas, principalmente, pela falta de oportunidades, baixa capacitação docente, e pela inexistência de uma proposta pedagógica para promover a PM tanto nas escolas como nos projetos sociais esportivos. Ainda, o Modelo Bioecológico permitiu constatar que a PM interfere na forma como a criança se relaciona com o contexto. CONCLUSÃO: Infere-se que em curto prazo, parte da solução do problema pode está na articulação das ações do exossistema (Secretarias Governamentais do Município) e, que em longo prazo faz-se necessário alterações no macrossistema (Legislação Educacional) que garanta aos microssistemas (escolas e projetos sociais esportivos) possibilidades de promover a PM das crianças.

Palavras-chave : desenvolvimento humano; desempenho motor; habilidades motoras; atrasos motores; modelo bioecológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )