SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Deep Fritz versus Sigmund Freud: a luta do séculoA compulsão nossa de cada dia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MARINHO, Ney. A psicanálise como atividade: desafios e resistências. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.3, pp.105-117. ISSN 0486-641X.

O autor procura responder ao questionamento sobre o que seria específico e/ou revolucionário na psicanálise e o campo de resistências que ela geraria no presente. Parte de um vértice: o da psicanálise como uma atividade e, a partir deste ângulo, desenvolve sua resposta em três seções. A primeira discute a especificidade da epistemologia psicanalítica. A segunda, a radicalidade da clínica psicanalítica, tomando como referência um texto de Michael Brearley. A terceira é dedicada às resistências internas (a partir do próprio movimento psicanalítico) e externas (a partir da cultura). Finaliza desenvolvendo as epígrafes que abrem o trabalho e pretendem resumi-lo.

Palavras-chave : Psicanálise; Atividade; Epistemologia; Forma de vida; Resistência; Michael Brearley; Wittgenstein; Bion.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons