SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3O que são Grupos de Trabalho¹ e o que podem fazer?Grupo de Trabalho sobre questões teóricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

FAIMBERG, Haydée. Método "a escuta da escuta". Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.3, pp.33-41. ISSN 0486-641X.

Com frequência, o material clínico é escutado a partir de um único pressuposto básico. Em nossos grupos, procuramos não apenas escutar o apresentador e reconhecer os pressupostos básicos com que escuta seu paciente, mas também reconhecer os nossos pressupostos básicos, aqueles com os quais escutamos tal apresentação. Usamos a função de "escuta da escuta", originalmente proposta (Faimberg, 1981) para a escuta da sessão. Exploramos o impacto produzido pelos pressupostos básicos de cada participante (incluindo os do apresentador), sobre a discussão em si. Escutamos o hiato entre o que o participante acreditava dizer e como foi efetivamente escutado. Faz-se, assim, possível explorar fontes de mal-entendido, bem como pressupostos básicos de cada um de nós. Cocriar uma linguagem em comum aponta para o entendimento mútuo na discussão, respeitando a alteridade de cada um. O projeto não consiste, portanto, em propor que, como analistas, trabalhemos de maneira similar.

Palavras-chave : a escuta da escuta; mal-entendido; cocriação de uma linguagem; pressupostos teóricos básicos; discussão clínica em grupo; alteridade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )