SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3O respeito à alteridade e sua importância na constituição do ideal-do-eu: uma reflexão clínica a partir de formas de vinculação na transferênciaO dia a dia de um psicanalista Teorias fracas. Teorias fortes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PAIM FILHO, Ignácio Alves. Compulsão à repetição: pulsão de morte "trans-in-vestida" de libido. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.3, pp.117-126. ISSN 0486-641X.

O autor tem por meta neste escrito repensar a compulsão à repetição. Toma como ponto de partida o seguinte interrogante: Compulsão à repetição: pulsão de morte ou tentativa de simbolização? Diante dessa questão, busca retificar o que julga ser equívoco, no sentido de propor que no processo da repetição "com+pulsão" estão implicadas a pulsão de morte e a pulsão sexual. Propõe que o que determina o destino em compulsão à repetição é a ineficácia da pulsão sexual para domesticar a pulsão de morte. Seguindo o caminho proposto por Freud, entende que a compulsão à repetição sofre uma dicotomia, fazendo surgir dois grupos: uma compulsão impulsionada pelo princípio do prazer e a outra impulsionada pelo além do princípio do prazer. Decorrente desse processo compreende que a pulsão de morte e sua manifestação clínica, via compulsão à repetição, vai ser a resultante do estar transvestida ou investida pela libido.

Palavras-chave : pulsão de morte; pulsão sexual; compulsão à repetição; investimento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )