SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2A aurora da simbolização: contribuições iniciais de Bion a uma teoria da observação e do pensamento primitivoO papel do outro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MAGDALENO JUNIOR, Ronis. Elaborações metapsicológicas sobre o trauma e as patologias de déficit. Repensando a clínica. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.2, pp.139-150. ISSN 0486-641X.

O autor propõe uma reflexão sobre o papel do trauma na estruturação do aparelho psíquico e de vazios representacionais e sobre o desenvolvimento da teoria freudiana que trata das neuroses atuais procurando demonstrar que seus sintomas são a representação somática da pulsão, marcas sem representação psíquica que se expressam por descargas corporais acompanhadas por sentimentos de medo, o que perpetua o efeito traumático. A hipótese é que o inconsciente materno tem um efeito traumático para o bebê, promovendo ao mesmo tempo o recalque primário e a fundação do Eu e, no caso de falhas na função materna, formam-se áreas de vazio representacional pelo efeito de comoção e antecipação. O manejo clínico destes pacientes apresenta particularidades, dependendo a eficácia da análise da empatia e da identificação para possibilitar, per via de porre, a construção de novas áreas psíquicas. A postura interpretativa clássica é ineficiente podendo ter um efeito re-traumatizante.

Palavras-chave : patologias de déficit; angústia atual; processo terapêutico; trauma.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )