SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Desenvolvimento profissional: Proposição de um modelo conceitualConservadorismo, posicionamento político e preconceito contra casais adotivos homossexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MACEDO, Joao Paulo et al. Formação em Psicologia e oligopolização do ensino superior no Brasil. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.46-56. ISSN 1413-294X.  https://doi.org/10.22491/1678-4669.20180006.

Objetiva-se situar o cenário atual da organização dos cursos de Psicologia no Brasil frente ao processo de expansão e mercantilização do ensino superior. Metodologicamente realizou-se pesquisa descritiva-exploratória com base nas informações oficiais da educação superior relacionadas aos cursos de Psicologia, além de relatórios financeiros dos grupos educacionais e consultorias especializadas em fundos de investimentos das IES que ofertam cursos de Psicologia. Os resultados indicam o aprofundamento do contexto de mercantilização do ensino superior e a formação de players da educação (grandes oligopólios), que concentram significativas parcelas do mercado. A formação em Psicologia segue a mesma tendência: intensificação do caráter privado e interiorização das agências formadoras, inclusive em localidades de menor porte populacional, além de um considerável percentual (26,25%) de cursos vinculados a grandes grupos educacionais no Brasil.

Palavras-chave : ensino superior; interiorização de cursos de graduação; oligopólios da educação; formação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons