SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4"A dor ensina a gemer": a banalização da precariedade no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MOSCON, Daniela Campos Bahia  e  BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Relações entre Liderança e Vínculos com a Organização: um estudo em um tribunal. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.4, pp.335-345. ISSN 1413-294X.  https://doi.org/10.22491/1678-4669.20180032.

O objetivo desse estudo é analisar as relações entre a percepção dos empregados acerca dos estilos de Liderança Transformacional (TRANSF) e Transacional (TRANS) dos gestores de um tribunal com os vínculos de Entrincheiramento (EO), Consentimento (CONS) e Comprometimento (CO). Para coleta de dados foi aplicado (a 173 funcionários de um tribunal) um questionário composto de: a) percepção acerca de antecedentes dos vínculos com a organização; b) CO (Bastos & Aguiar, 2008), EO (Rodrigues & Bastos, 2012) e CONS (Silva & Bastos, 2010); c) TRANF e, TRANS (Northouse, 2004); d) dados pessoais e ocupacionais. Observou-se que a liderança tem relações mais significativas com o CO e traz impactos no CONS, mas não o suficiente para explicá-lo, sendo a percepção do empregado sobre políticas de gestão, antecedentes mais significativos. Já EO, se desenvolve mais por avaliações acerca das vantagens de estar na organização em comparação com a percepção sobre o mercado.

Palavras-chave : comprometimento organizacional; entrincheiramento organizacional; consentimento organizacional; estilos de liderança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons