SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Estudos psicológicos da experiência religiosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SEMINERIO, Franco Lo Prestí. A religião como fenômeno psicológico. Temas psicol. [online]. 1998, vol.6, n.2, pp.161-172. ISSN 1413-389X.

Neste artigo são analisados e discutidos os determinismos psicológicos na construção da religião. Partindo da angústia básica frente à morte e aos limites da existência, avalia-se o significado da crença e da dialética ilusão-desilusão, como equilibração interior, à luz de diversas perspectivas. A impossibilidade de resolver o enigma é avaliada nos termos da dialética transcendental de I. Kant. A partir da tese de Feuerbach avalia-se o peso da projeção na construção dos mitos. Na visão de M. Eliade é possível entender a dessacralização através do tempo, ao longo de três renúncias penosas. Pela concepção de G. van der Leeuw é possível reportar as manifestações religiosas a dois aspectos: o animismo, expressão da figura paterna e da vontade pessoal, que culmina no monoteísmo; e o dinamismo, manifestação da figura materna e do poder impessoal, cujo auge é o panteísmo. Ao longo do artigo destaca-se o peso dos determinismos psicológicos na elaboração religiosa.

Palavras-chave : psicologia da religião; história das religiões; imaginário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons