SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Atendimento psicológico a famílias na clínica e na comunidade: questões ético-metodológicasPráticas sociais relativas ao idoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

WUO, Moacir  e  GUZZO, Raquel S. L. A escola e a prevenção à AIDS: como professores e diretores avaliam os programas?. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.3, pp.211-220. ISSN 1413-389X.

Objetivando conhecer como avaliam os programas de prevenção à AIDS em suas escolas, 72 diretores e 103 professores de escolas técnicas do Estado de São Paulo responderam a questionários. Os diretores indicaram: aumento das atividades de prevenção de 53% para 85%; predominância do método de Exposição Oral (68,4%); ausência de referencial teórico; participação de profissionais da saúde (48%) e grupos filantrópicos (38%). Os temas tratados foram sobre DSTs/AIDS (62,3%), sexo e reprodução (21%), drogas (11,3%) e psicossociais (5,4%). Menos da metade das atividades foram incluídas nos Planos Escolares. Os professores indicaram que o método mais utilizado foi a Exposição Oral (34,1%). Quanto à indicação de profissionais envolvidos houve: da área da saúde (46,8%), psicólogos (24,6%) e grupos filantrópicos (23%); quanto às mudanças comportamentais dos alunos, a mais comum foi a não ocorrência de avaliação (66,7%). Conclui-se que as atividades de prevenção não têm como metas as mudanças comportamentais.

Palavras-chave : AIDS; programas de prevenção; escolas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )