SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Práticas sociais relativas ao idosoTeses e dissertações de educação e psicologia: formação de recursos humanos para educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

TEIXEIRA FILHO, Fernando Silva. Pesquisa narrativa e psicanálise: em busca do corpo-sem-órgão. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.3, pp.229-248. ISSN 1413-389X.

O artigo fala da estigmatização de pessoas nascidas com uma condição física, clinicamente, denominada extrofia vesical. Investigando o modo como essa condição é apropriada pelas práticas médicas, assistencialistas, familiares e educacionais, concluiu-se que elas colocam o(a) seu (sua) portador(a) no lugar de "excluído" da norma-padrão. Assim, respectivamente, para a medicina, essa condição é rotulada como "anomalia genética", para a religião, como "mistério divino", para a família, como "desgraça" e, para a escola, como "excepcionalidade". Estar em um desses lugares (ou em todos), faz com que essas pessoas se sintam limitadas em seus agenciamentos. Utilizando a narrativa de vida como método de pesquisa em psicanálise, sugerimos uma "fórmula" de desarticulação desses rótulos: a desnaturalização, cuja propriedade é a instauração de uma corp@logia, isto é, de uma clínica dos afetos e das linhas-de-fuga que atravessam um corpo-sem-órgãos para nele abrir caminhos para novos agenciamentos.

Palavras-chave : pesquisa narrativa; estigmatização; malformação congênita; método de pesquisa em psicanálise; psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português