SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Expansão de classes ordinais em pré-escolaresAvaliação da qualidade de vida de sobreviventes de leucemia na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

REIS, Daniela Castro dos et al. Araraiana e Combu: um estudo comparativo de dois contextos ribeirinhos amazônicos. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp.429-438. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2012.2-11.

Este trabalho teve por objetivo caracterizar sociodemograficamente dois contextos ribeirinhos, discutindo suas distinções e similaridades. Participaram da pesquisa 250 pessoas, 125 moradores de cada comunidade, 22 famílias da Comunidade do rio Araraiana e 24 famílias da Ilha do Combu. O rio Araraiana localiza-se a cerca de 4 horas de barco e a ilha do Combu, 15 minutos de rabeta da Capital Belém. O instrumento utilizado foi o Inventário Sociodemográfico (ISD), constituído por itens referentes: à identificação dos moradores, aos aspectos domiciliares, à renda familiar, à cidade de origem e ao tempo de moradia. A pesquisa recebeu autorização do comitê de ética a partir do consentimento dado pelos participantes para a realização deste estudo. Os resultados mostraram que a proximidade com a área urbana é um fator determinante para a diferença no modo de vida das comunidades pesquisadas. Apesar das semelhanças estruturais na vegetação e topografia, existem diferenças quanto ao bem-estar físico, educacional e quanto às estratégias de sobrevivência, identificadas no modo de vida.

Palavras-chave : Contexto ribeirinho; Araraiana; Combu; Caracterização sociodemográfica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )